Governo confirma cancelamento do 13° salário do Bolsa Família; entenda o motivo

Na última semana, representantes da equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro informaram que não será mantido o pagamento extra para os segurados do Bolsa Família. De acordo com eles, o assunto não está mais em pauta na administração federal que nesse momento se concentra na finalização dos calendários do auxílio emergencial 

Governo confirma cancelamento do 13° salário do Bolsa Família; entenda o motivo (Foto: Google)
Governo confirma cancelamento do 13° salário do Bolsa Família; entenda o motivo (Foto: Google)

Durante sua campanha política em 2018 e no seu primeiro ano de mandato, Bolsonaro prometeu que estaria anualmente concedendo um 13º salário para os segurados do Bolsa Família. A proposta foi realizada em 2019, mas não cumpriu a previsão prevista para este ano.  

Inicialmente, o gestor editou uma MP que possibilitaria o depósito do 13º apenas no seu primeiro ano de governo. Porém, ainda no primeiro semestre de 2020 sugeriu que o texto caducasse para que os depósitos fossem mantidos neste fim de ano, mas não deverá mais valer.  

Proposta não cabe na agenda pública 

A justificativa da equipe econômica foi de que com a pandemia do novo coronavírus o governo não obtém recursos o suficiente para liberar um décimo terceiro.

Além disso, os técnicos afirmaram que a quantia já vem sendo indiretamente paga por meio do auxílio emergencial que permitiu com que os segurados do bolsa família tivessem mensalidades de até R$ 600 durante os últimos meses.  

“As pessoas receberam pelo menos R$ 600 durante cinco meses. Esse valor é bem superior ao Bolsa Família e equivaleria a um 14º e a um 15º. Se pagarmos um 13º para beneficiários do Bolsa Família, também teremos que pagar para quem recebe o auxílio emergencial? Não está claro. Mas essa decisão é política e depende do presidente Bolsonaro. Mas não há debates sobre isso no governo”, disse um técnico da equipe econômica.  

Ele garantiu ainda que o assunto nem ao menos está em pauta na gestão pública, afirmando que nesse momento a medida não é cogitada como prioridade no orçamento da União.

É válido ressaltar que a equipe de Bolsonaro encontra ainda dificuldades para definir como funcionará o Bolsa Família em 2021, podendo o programa ser extinto mediante a implementação do Renda Brasil ou do Renda Cidadã. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.