Depósito do FGTS emergencial foi roubado do Caixa Tem? Saiba o que fazer!

Aqueles que possuem o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), devem ficar atentos, pois há criminosos que estão furtando o dinheiro.

Depósito do FGTS emergencial foi roubado do Caixa Tem? Saiba o que fazer!
Depósito do FGTS emergencial foi roubado do Caixa Tem? Saiba o que fazer! (Foto: Google)

A forma que os criminosos utilizam para roubar o dinheiro é difícil de ser identificada.

O primeiro passo dos fraudadores é conseguir o CPF dos trabalhadores, após isso eles obtém a senha do aplicativo Caixa Tem, que foi aberta pela Caixa para a realização do pagamento do FGTS e do auxílio emergencial.

O fraudador faz o cadastro de um email criado, usando o nome da vítima, o email falso copia o início e o final do verdadeiro. Com isso, o trabalhador ao redefinir a senha vai para o email falso criado pelo golpeador.

Há duas formas de evitar o golpe, o primeiro é fazer o acompanhamento do extrato do FGTS ou então fazer o saque pelo aplicativo do Caixa Tem.

Aqueles que não precisam fazer o saque do dinheiro pela conta aberta em seu nome, sem autorização, poderão não receber o dinheiro que foi roubado.

Os que descobriram que foram vítimas do golpe devem ir até uma agência pessoalmente, para fazer a contestação do saque indevido. Para isso é necessário levar o CPF e um documento oficial com foto.

A Caixa informou que “melhora os critérios de segurança de acesso ao Caixa Tem, constantemente, inclusive nos últimos dias foram implantadas melhorias importantes, observando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a ocorrência de fraudes”.

Em nota, o banco disse ainda que os acessos fraudulentos não são nem de 1%. Apesar disso, todos os dias alguns trabalhadores são surpreendidos ao fazer o acesso no aplicativo e percebe que o seu FGTS já foi sacado por outra pessoa. Por conta disso, o banco já reforçou os controles 

A Polícia Federal disse que não é preciso ir fazer o registro da ocorrência e que as vítimas devem ir até a Caixa.

Prisão de suspeitos

A Polícia Federal prendeu 7 pessoas que são suspeitas de integrarem uma organização criminosa que é especialista em fraudes no pagamento do FGTS e nas cotas do PIS. De acordo com as investigações essa quadrilha deu um prejuízo de R$2 milhões.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!