Como preparar meu currículo para inscrição em vagas de emprego temporárias?

A busca por uma vaga de emprego envolve a realização de um bom currículo profissional. Diante das incertezas no cenário atual do mercado, as vagas temporárias podem ser uma ótima opção para quem está na busca por um emprego. Então como montar um currículo para essas oportunidades?

Como preparar meu currículo para inscrição em vagas de emprego temporárias?
Como preparar meu currículo para inscrição em vagas de emprego temporárias? (Imagem: reprodução/Google)

É preciso passar uma visão positiva logo de primeira com o seu currículo profissional. A boa imagem vai além da experiência profissional e formações.

Saber organizar as informações pessoais no documento é um critério importante a ser levado em consideração.

Como montar um currículo?

É preciso levar em consideração alguns pontos importantes que devem estar presentes no documento. Confira a seguir:

  • Dados pessoais;
  • Objetivo;
  • Formação;
  • Idiomas;
  • Qualificações;
  • Experiências profissionais;
  • Atividades complementares.

A partir disso é possível observar que o currículo não se resume apenas às experiências profissionais. Há todo um conjunto que se somam para agregar ao documento.

Dicas

Quando não há experiência para a vaga a qual será aplicada, é preciso enfatizar quais qualificações você tem para se candidatar a vaga. Seja a formação do ensino médio, ensino técnico ou superior.

Todas as informações relacionadas aos estudos devem dispostas para que a empresa te avalie com competência para assumir o cargo.

Um ponto extra no currículo é a formação em idiomas de língua estrangeira. O inglês e o espanhol são os idiomas mais comuns presentes nos currículos pelo Brasil.

Caso não tenha oportunidade de pagar por aulas de idiomas, há diversas opções na internet que podem ser úteis. Aplicativo de ensino de línguas, videoaulas no Youtube, por exemplo, são os caminho mais comuns.

Esteja atento as informações relacionadas à flexibilidade profissional e de horário. Identifique sua possibilidade de executar o trabalho em formato home office, presencial ou como for melhor para a empresa.

Suas atividades complementares podem citar prêmios, reconhecimentos, trabalhados voluntários ou quaisquer coisas que moldem a sua imagem para o recrutador.

O visual do seu currículo deve ser legível e bem apresentado. Algumas ferramentas de edição online podem ajudar e até mesmo fornecem modelos de currículos onde você só preenche suas informações pessoais.

Nas plataformas como Canva ou até mesmo no Word, você consegue encontrar diferente tipos de currículo e pode variar de acordo com o seu perfil. O importante é evidenciar que as informações textuais fiquem precisas para o recrutador.

Monte seu currículo com no máximo duas páginas, linguagem simples e leitura fácil. Não polua seu currículo com negrito em informações desnecessárias.

Em algumas vagas é interessante fornecer número de WhatsApp e e-mail para que a empresa realize o contato. O uso de fotos no currículo somente é necessário caso a empresa exija no perfil da vaga.

O mais importante de tudo: não minta sobre suas informações pessoais. Não acrescente idiomas que você não sabe falar, cursos que você não fez ou trabalhos que você não realizou. As empresas possuem formas de descobrir as artimanhas de candidatos que querem passar por cima do que é certo.

Vagas temporárias no fim de 2020

 A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê um saldo positivo de vagas no fim do ano. Mesmo durante a crise econômica gerada devido a pandemia de coronavírus, a expectativa é de que o Natal traga uma quantidade grande de novas vagas. 

O último trimestre de 2020, de acordo com a Asserttem, pode gerar mais de 400 mil vagas temporárias em todo o país. A associação acredita que as vagas a serem criadas é uma oportunidade para quem está sem trabalho.

Para ajudar quem está desempregado, a Asserttem disponibiliza em seu site uma série de oportunidades espalhadas pelo país. Os interessados podem acessar as vagas por meio de agências associadas e registradas no Ministério da Economia, divididas por estado.

Para você encontrar mais informações referente ao mercado de trabalho ou de oportunidades de emprego, basta acessar a nossa página de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!