IPVA 2021: Garanta descontos no RS cadastrando suas notas fiscais até 31 de outubro 

O desconto de Bom Cidadão no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 para os proprietários de veículos emplacados no Rio Grande do Sul, está disponível até 31 de outubro. Para conseguir os descontos, é necessário que os motoristas já estejam cadastrados no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e solicitem a inclusão do CPF na nota fiscal.

IPVA 2021: Garanta descontos no RS cadastrando suas notas fiscais até 31 de outubro 
IPVA 2021: Garanta descontos no RS cadastrando suas notas fiscais até 31 de outubro (Imagem: montagem/FDR)
publicidade

Os descontos, de acordo com a Secretaria Estadual da Fazendo, a Sefaz-RS, funcionam conforme a quantidade de notas fiscais com o CPF.

Quem tiver 150 notas fiscais ou mais com o CPF, vai conseguir um desconto de 5% no pagamento do tributo. 

Os contribuintes que conseguirem acumular entre 100 e 149 notas fiscais com o CPF podem garantir 3% de desconto. Já para os motoristas que tiverem acumulado entre 51 e 99 notas fiscais, o valor de desconto do pagamento do IPVA é de 1%. 

Quantidade de notas e desconto

Quanto maior for o número de notas fiscais com CPF do proprietário do imposto IPVA, maior será o desconto, com teto de 5%. 

  • De 51 notas a 99 notas o desconto é de 1%;
  • De 100 notas a 149 notas o desconto é de 3%;
  • De 150 notas ou mais o desconto é de 5%.

Como utilizar o desconto?

O desconto do Bom Cidadão oferecido pela Sefaz-RS é possível ser utilizado de três formas no pagamento do IPVA. Primeiro, para o pagamento antecipado do tributo, que ocorre em dezembro deste ano. 

É possível também quitar o valor em até três vezes, que pode ser pago em janeiro, fevereiro e março de 2021. Ou ainda conforme o número final da placa do veículo, com o vencimento dentro do mês de abril. 

Qual é o período para juntar as notas fiscais com CPF?

Os interessados em conseguir desconto do IPVA a partir do acúmulo de notas fiscais têm o período de um ano para juntar todos os cupons com CPF.

Para o IPVA de 2021, são válidas as notas fiscais obtidas a partir de 1° de novembro de 2019. O ciclo se encerra em 31 de outubro de 2020. Para que dê tempo de lançar os descontos para os respectivos proprietários de veículos.

Histórico do Bom Cidadão

Somente em 2020, mais de 436 mil veículos obterem algum percentual de desconto no IPVA por meio do programa. Os valores do benefício representam mais de 14 milhões de reais.

Lucas SantosLucas Santos
Lucas Santos é jornalista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui experiência em assessoria de imprensa na Prefeitura Municipal de Cariacica e redação de notícias para o portal FDR. | Instagram @lucas.sanp | LinkedIn @lucassantospto