Imposto de Renda: Receita libera consulta ao lote residual de restituição do IR

A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (23), às 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O crédito bancário para 273.545 contribuintes será realizado no dia 30 de outubro, totalizando R$560 milhões.

 Imposto de Renda: Receita libera consulta ao lote residual de restituição do IR
Imposto de Renda: Receita libera consulta ao lote residual de restituição do IR (Imagem: Pixabay)

Desse valor, R$211.773.065,86 são voltados aos contribuintes com prioridade legal: 5.110 idosos com mais de 80 anos, 38.301 entre 60 e 79 anos, 4.636 contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 21.244 contribuintes que possuam maior fonte de renda sendo de seu magistério.

Ainda houve a contemplação de 204.254 contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração até o dia 5 de outubro.

Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte deve entrar no site da Receita Federal.

Na consulta ao Portal e-CAC, existe a possibilidade de acessar o serviço Meu Imposto de Renda e analisar se existem inconsistências de informações identificadas pelo processamento.

Nesse caso, o contribuinte pode analisar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones para facilitar a consulta às declarações do IR e à situação cadastral no CPF. Com a plataforma digital, existe a possibilidade de fazer a consulta diretamente nas bases da Receita Federal das informações em relação a liberação das restituições e a situação cadastral.

Mais informações sobre o Imposto de Renda

O Imposto de Renda é um tributo federal sobre a renda. Ou seja, sobre o que você ganha. Ele acompanha a sua evolução patrimonial. Com o intuito de realizar esse acompanhamento, o governo pede aos trabalhadores e empresas que informem para a Receita Federal quais são seus ganhos anuais.

A renda é tributada no momento do recebimento. No ano seguinte, a Receita faz a avaliação sobre o que foi declarado e se o que ele cobrou de você é, realmente, o que você precisaria pagar de acordo com o tamanho dos seus ganhos.

Para o governo ter acesso a essas informações, é necessário realizar a “Declaração de Ajuste Anual” para IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas). A declaração é, geralmente, feita do início do mês de março até o fim de abril. É preciso apresentar todos os ganhos e gastos em serviços no último ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!