PL sugere usar saldo do FGTS para enfrentar período de calamidade pública

Projeto de lei deverá repassar recursos do FGTS dos trabalhadores. Mediante a grande crise econômica motivada pelo novo coronavírus, o PL de número 1093/20 propõe que o governo federal utilize os valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para enfrentar ações de emergência e calamidade pública. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados e deverá ser analisada em breve.

PL sugere usar saldo do FGTS para enfrentar período de calamidade pública (Imagem: Reprodução Google)
PL sugere usar saldo do FGTS para enfrentar período de calamidade pública (Imagem: Reprodução Google)

Com a chegada do covid-19, os cofres públicos estão tendo uma transação financeira maior que o previsto, sendo necessário o decreto de calamidade pública até o mês de dezembro.

Apesar disso, o fechamento de contas da União ainda encontra dificuldades, fazendo com que parlamentares passem a estudar novas propostas de financiamento administrativo, como o repasse do FGTS.

De autoria do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), o texto avalia a possibilidade de usar os recursos do FGTS como meio de custeio público para ações emergenciais específicas em casos de calamidade pública.

A ideia seria retirar temporariamente os saldos dos trabalhadores para que fossem utilizados na manutenção das contas públicas.

O parlamentar apresentou a proposta em resposta à pandemia de Covid-19. “É necessária a adoção de medidas racionais e eficientes para conter a instabilidade econômica, financeira e social. Uma simples alteração na Lei do FGTS guarda coerência com a linha de destinação dessa receita,” defende o autor da PL.

Índices de aprovação

O texto ainda está tramitando em caráter conclusivo e não há uma previsão de quando será validado. Atualmente ele deverá passar ainda pela avaliação das comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sobre o FGTS

De acordo com o atual texto em vigor, o FGTS só pode ser utilizado em casos de fundo em habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana.

Além disso, os recursos são liberados também para operações de crédito destinadas às entidades hospitalares filantrópicas, a instituições que atendem pessoas com deficiência.

E ainda, às sem fins lucrativos que participem de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso seja aprovada, a lei deverá passar a valer em 2021.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.