Cursos técnicos e escolas de pré-vestibular podem retomar aulas em Campo Grande-MS

Para retomar as atividades educacionais presenciais, os cursos técnicos e preparatórios para o vestibular na cidade de Campo Grande-MS precisam apresentar a prefeitura um plano de biossegurança próprio.

Cursos técnicos e escolas de pré-vestibular podem retomar aulas em Campo Grande-MS
Cursos técnicos e escolas de pré-vestibular podem retomar aulas em Campo Grande-MS (Imagem/Reprodução Google)

A prefeitura de Campo Grande no Mato Grosso do Sul já havia autorizado, em 14 de outubro, o retorno das aulas presenciais em oficinas e cursos. Agora, as escolas técnicas e os cursinhos preparatórios também têm a permissão para a retomada.

Como será essa retomada?

Mesmo com a liberação os cursos não podem simplesmente retomar as suas atividades presenciais, é preciso seguir uma série de diretrizes.

Entre as ações que devem ser tomadas está a assinatura do Termo de compromisso junto à prefeitura, por meio dele os estabelecimentos de ensino estabelecem o compromisso de obedecer ao Plano de Contenção de Riscos.

O não obedecimento do plano pode fazer com que os responsáveis pelos cursos sejam penalizados.

Medidas necessárias

Além da elaboração de um plano de biossegurança próprio, a prefeitura de Campo Grande-MS estabeleceu algumas medidas que devem ser seguidas por todos:

  • Ocupação de apenas 30% da capacidade total de alunos;
  • Distanciamento entre as cadeiras dentro da sala de aula;
  • Uso continuo e indispensável da máscara;
  • Disponibilização de álcool em gel em lugares estratégicos.

Escola da educação infantil, e ensino médio da rede particular de ensino, assim como cursos, oficinas e provas de concurso também já têm autorização para o funcionamento.

Retomada das aulas na rede pública

Mesmo com a autorização das aulas presenciais na rede particular de ensino, a rede estadual continua com suas atividades suspensas. Isso é o que foi anunciado pelo governador do estado Reinaldo Azambuja, no início de outubro.

“Seria muito risco nós colocarmos os alunos, profissionais e trabalhadores de educação dentro das nossas escolas. Sei que é uma medida difícil, mas sempre pautamos pela saúde e a saúde recomendou a não voltarmos com as aulas”, disse o governador.

Isso quer dizer que as aulas presenciais na rede estadual só devem ser retomadas em 2021, um plano de retorno deverá ser elaborado pelo governo estadual.

Quanto a rede municipal, cada município tem autonomia para decidir o que melhor se enquadra na sua realidade diante do vírus, mas a recomendação de Azambuja é que as cidades sigam pelo mesmo caminho que o estado está indo com o prosseguimento da suspenção.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e fique informado sobre a retomada do ensino.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.