Tutorial para fazer amortização do financiamento com o FGTS usando o celular

Com a amortização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é possível reduzir o valor da parcela ou do prazo do financiamento habitacional. Além disso, há a possibilidade de quitar totalmente o débito usando o FGTS.

Tutorial para fazer amortização do financiamento com o FGTS usando o celular
Tutorial para fazer amortização do financiamento com o FGTS usando o celular (Imagem: Reprodução/Google)

Os trabalhadores podem usar o saldo do FGTS para reduzir as parcelas, o prazo do crédito ou quitar o financiamento do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

A Caixa permite que o devedor quite até 80% das 12 próximas parcelas ou das que já venceram desde que não tenha mais de três atrasadas.

Essa função está disponível no aplicativo Habitação Caixa, da Caixa Econômica Federal, e no portal do banco. Para os mais tradicionais, há também as opções por telefone, sendo 3004-1105 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800-726-0505 para as demais cidades.

Em ambas as situações a opção escolhida para a negociação da amortização do financiamento usando o FGTS é a 7. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

De acordo com o banco, os clientes podem pedir a amortização do financiamento quantas vezes quiserem, porém, para fazer a mesma operação em um mesmo financiamento é necessário dar um prazo entre as negociações de dois anos.

Nessa situação, caso acha um titular e um coobrigado a contagem do tempo é separada. Sendo assim, caso o titular tenha usado o FGTS para reduzir o valor das parcelas o coobrigado pode usar o seu saldo para uma nova amortização ou liquidação antes do prazo de dois anos.

A amortização e liquidação com o saldo do FGTS, além de ser feito com os financiamentos do SFH, também podem ser realizados em autofinanciamentos com as cooperativas habitacionais e o Sistema de Consórcio (SCONS).

Ainda, em programas governamentais destinados à moradia própria do trabalhador, em âmbito federal, estadual ou municipal.

Para os clientes realizarem essa operação é necessário ter saldo nas contas do FGTS, por esse motivo, os trabalhadores devem consultar no aplicativo FGTS, da Caixa, ou no site do banco na área destinada ao acesso ao seguro.

Requisitos para utilizar o FGTS para amortizar financiamento

  • Ter, no mínimo, três anos de trabalho de carteira assinada;
  • Não pode ter outro financiamento ativo no SFH;
  • Não pode ser proprietário ou ter alguma relação com outro imóvel residencial urbano;
  • O imóvel só pode ser avaliado em até R$ 1,5 milhão.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.