Prova de vida do INSS: Como agendar procedimento para NÃO perder o benefício?

Os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem atualizar, anualmente, por meio da chamada “prova de vida“, o cadastramento para aposentados e pensionistas. Só assim os mesmos conseguem continuar recebendo os pagamentos em dia. Por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a prova de vida está suspensa até o mês de novembro.

Prova de vida do INSS: Como agendar procedimento para NÃO perder o benefício?
Prova de vida do INSS: Como agendar procedimento para NÃO perder o benefício? (Imagem: INSS / Divulgação)

Ainda assim, é preciso se organizar para, em dezembro, poder realizá-la. Afinal, a prova de vida é obrigatória tanto para os segurados que moram no país quanto aos que estão no exterior.

Como agendar a prova de vida?

Para agendar a realização da prova de vida, em que o segurado deve comparecer presencialmente ao banco que recebe o benefício, basta acessar o aplicativo Meu INSS.

Embora os primeiros atendimentos comecem apenas em dezembro, o sistema já está autorizando marcar horário.

No dia, será necessário comparecer na agência portando: documento de identidade original em mãos, podendo ser carteira de identidade, de trabalho ou Nacional de Habilitação (CNH).

Algumas agências utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento para realização deste serviço.

Os beneficiários que não puderem comparecer nas agências bancárias, seja por dificuldades de locomoção ou doença, podem fazer a comprovação de vida através de um terceiro, com uma procuração devidamente cadastrada no INSS.

Neste último caso, é preciso que o procurador faça um agendamento prévio através do site do INSS ou do aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOs.

Serviços presenciais demandam atenção dobrada

Vale lembrar que, por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o INSS pede que todo segurado que compareça presencialmente a uma de suas unidades faça uso obrigatório de máscaras e, de preferência, não leve acompanhantes.

O INSS se compromete a disponibilizar álcool em gel 70% para higienização de segurados e funcionários, além de realizar aferição de temperatura nas entradas das agências.

É importante também que seja cumprido o distanciamento de, no mínimo, um metro e meio entre as pessoas para evitar a formação de aglomerações e tentar conter o avanço da Covid-19.

Ainda no aplicativo Meu INSS, estão disponíveis outros serviços que podem ser realizados dentro de casa, evitando a ida presencial às agências.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA