Fundos imobiliários: O que são? Como eles funcionam? 

Está pensando em investir em fundos imobiliários, mas ainda não sabe por onde começar? Primeiro, você precisa entender o que são esses fundos e como eles funcionam. Reunimos algumas dicas que podem te ajudar a entender e começar a investir nesse negócio. 

Conheça mais detalhes sobre a “taxa mãe” da economia, a Selic
Fundos imobiliários: O que são? Como eles funcionam? (Imagem: Mediamodifier/Pixabay)

Os fundos imobiliários ou FIIs basicamente reúnem pessoas que tem interesse em investir, e gestores que controlam e gerenciam para onde os valores investidos irão. 

O investimento em fundos imobiliários é uma das opções mais simples de investir em imóveis. O investimento realizado para a compra de um imóvel por sua vez é alto e a longo prazo. 

Os FIIs funcionam como um investimento na modalidade de aplicação financeira coletiva. Nesse sentido, diversas pessoas podem investir ao mesmo tempo no mesmo fundo. O dinheiro aplicado em um FII é gerenciado por meio de uma gestão e investidos em outros produtos. 

Quando o dinheiro é aplicado em um fundo, funciona assim: o investidor concede a gestão o direito de reinvestir a quantia nos títulos. Os lucros e a rentabilidade são repassados aos investidores que aplicaram algum valor. 

Quais são os tipos de fundos imobiliários?

Os ativos de fundos imobiliários fazem parte de empreendimentos imobiliários ou de aplicação financeira que estão no mercado imobiliários. Com isso, existem os fundos de tijolo e os de papel. 

  • Fundos de tijolo: investem em empreendimentos imobiliários físicos; já finalizados ou que ainda estão em construção. Prédios comerciais, shoppings centers e hospitais são alguns dos que entram como ativos; esses fundos investem na construção, aquisição ou dos empreendimentos;
  • Fundos de papel: tem como ativos títulos financeiros vinculados ao mercado imobiliário, como LCI, CRI, cotas de outros fundos imobiliários, entre outros; o rendimento desses fundos está vinculado, portanto, ao rendimento que esses papéis ou títulos apresentam. 

Como funciona os fundos imobiliários?

Todo o negócio é controlado por uma gestora de fundos. Os investimentos são acompanhados diariamente por um gestor especializado que faz o controle do patrimônio e ativos do fundo. As alterações na composição da carteira do fundo são realizadas também pelo gestor. 

Os investidores recebem de forma igual a rentabilidade e perdas que o fundo pode apresentar. Os valores de cada cota do fundo são pagos de forma igual por todos os investidores, com isso o valor recebido de rentabilidade é igual para todos. 

O investidor que compra uma quantidade maior de cotas tem chances de render mais. Por outro lado, em caso de perda, o declínio é maior.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!