Empréstimos do INSS em banco digital geram reclamações e ações na Justiça

Um aumento nos registros de reclamações de consumidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra o antigo Banco Ficsa – e atual C6 Bank – foi o motivo pelo qual a Secretaria Nacional do Consumidor, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, pediu ao instituto que sejam tomadas providências sobre o credenciamento realizado pelo banco.

Empréstimos do INSS em banco digital geram reclamações e ações na Justiça
Empréstimos do INSS em banco digital geram reclamações e ações na Justiça (Imagem: Reprodução / Google)

Através da plataforma de reclamações do consumidor, a Senacon constatou que, ao todo, foram apresentadas 707 reclamações contra a financeira de janeiro a setembro deste ano. Dois terços deste valor, ou seja, 471, foram feitas somente neste último mês.

Em uma busca, foi constatado que as principais queixas seriam ligadas a avaliação das condições necessárias para a continuidade das operações de empréstimos consignados.

De acordo com o órgão, teria chegado também relatos de dificuldade de contato com a empresa, descontos de empréstimos consignados sem terem sido contratados, e supostos acessos, por terceiros, dos registros do aplicativo Meu INSS de aposentados e pensionistas.

Na teoria, este aplicativo é um dos principais meios digitais para resolver problemas, solicitar agendamentos e cancelamentos de serviços oferecidos pelo INSS.

Para acessá-lo, é preciso fornecer dados pessoais, como nome completo, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e e-mail, o que tornaria o acesso mais seguro e individual.

O que diz a C6 Bank

Em nota enviada ao Uol, o C6 Bank assumiu o aumento do número de reclamações nos últimos meses, mas disse que, em proporção aos empréstimos concedidos no mesmo período, há uma “forte queda”.

“Em setembro, essa porcentagem foi inferior à média do primeiro semestre”, disse o banco através do comunicado.

“Todos os casos são resolvidos sem prejuízo ao consumidor. Nossa equipe segue disponível para prestar o melhor atendimento aos nossos clientes”, informou o C6 Bank.

Ainda na nota, o banco disse que mais de 100 mil contratos de crédito consignado foram fechados no mês de setembro e que “as 471 reclamações registradas na plataforma no último mês representam uma pequena parte do total”.

Na plataforma do governo, em uma média de 1 a 5, a satisfação com o atendimento da empresa tem uma média de 2,6. O prazo médio de respostas é de oito dias.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.