Conheça motivos que podem CANCELAR o pagamento do Bolsa Família

O pagamento do Bolsa Família pode ser suspenso para algumas famílias que apresentam irregularidades no cadastro. Mais de 1,1 milhão de pessoas são retiradas do programa em processo de revisão de dados. 

Conheça motivos que podem CANCELAR o pagamento do Bolsa Família
Conheça motivos que podem CANCELAR o pagamento do Bolsa Família (Imagem: montagem/FDR)

Desde o ano passado, o governo federal realiza uma série de fiscalizações dentro do maior programa social do país. A finalidade é de desligar os beneficiários que recebem os valores dos benefícios de forma incorreta.   

Os erros de informação no Cadastro Único é um dos motivos que excluem parte das pessoas do Bolsa Família. 

Então, se você é um beneficiário do programa, fique atento as suas informações prestadas na inscrição do programa. As alterações na composição familiar ou no ganho de renda devem ser informadas ao órgão que realiza o controle do programa em seu município.

Motivos de desligamentos mais frequentes no Bolsa Família

Renda superior ao permitido

O primeiro tem sido referente a aqueles que estão com uma renda acima do estipulado pelo programa. O governo vem fazendo um pente fino mensalmente para verificar a quantia recebida por cada cidadão.

No caso daqueles com uma renda per capita maior que R$ 440 há exclusão automática e sem aviso prévio. As regiões mais afetadas foram a Sul e Sudeste do país. 

Saque atrasado  

Outro grande motivo para afastar os segurados é o saque não feito dentro do prazo de 90 dias. O governo deduz que ao receber o benefício e não o retirar, o cidadão não está mais precisando de assistência financeira, e por isso, é desligado automaticamente.  

Vale lembrar que até dezembro de 2020 esta regra não está sendo usada, devido a pandemia do coronavírus que modificou o uso do salário.

Desatualização no cadastro 

Para quem está com os dados atrasados no CadÚnico as chances também são grandes. As documentações devem ser renovadas a cada dois anos, solicitando informações como endereço, escola, renda e novos membros do núcleo familiar. 

Informações erradas 

Por fim, há também que ficar atento aos informes registrados pelo CadÚnico. Muita gente está sendo afastada por ter erros na hora do cadastro.

Então, verifique com a assistente social se tudo está correto antes de enviar os dados para o poder público.