Vestibular 2021 IFPE: Descubra como será a NOVA forma de ingresso para os cursos

A pandemia do novo coronavírus no Brasil alterou o funcionamento de diversas instituições, empresas e órgãos. Assim foi com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A instituição divulgou, na quinta-feira (15) que irá alterar o modelo tradicional de aplicação de provas para a próxima edição do vestibular.

Vestibular 2021 IFPE: Descubra como será a NOVA forma de ingresso para os cursos
Vestibular 2021 IFPE: Descubra como será a NOVA forma de ingresso para os cursos (Imagem: Reprodução / Google)

Antigamente, a forma de ingresso no IFPE era através de provas de todas as matérias e uma redação. Agora, será avaliado o desempenho escolar do candidato, sem provas.

Os únicos inscritos que deverão fazer uma produção independente são os candidatos aos cursos superiores, que deverão fazer uma redação. A instituição não divulgou se esta etapa será ou não presencial.

O IFPE aguarda o número de inscritos para saber se será viável ou não receber os alunos presencialmente de forma que não haja aglomerações na tentativa de conter o avanço do vírus da Covid-19.

“Por conta da pandemia, as medidas de segurança exigiriam um número maior de profissionais e de prédios, com custos inviáveis para a instituição. Ainda assim, possibilitaria aglomerações, seja no transporte público, durante o deslocamento até o local de prova, ou na abertura dos portões, por exemplo”, explicou o IFPE por meio de nota.

A forma de ingresso mudou, mas as vagas não. Assim como todos os anos, elas variam de acordo com o nível. Há oportunidades para cursos técnicos nas modalidades Integrado e Subsequente, além dos cursos superiores.

Para este último, além da avaliação curricular e redação, outra possibilidade de ingresso é através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A adesão aos dois novos modelos de ingresso será realizada por todos os campi do IFPE, ao todo são 16.

Outras informações do processo seletivo, como datas de inscrição, cotas e taxas de inscrição e período de isenção serão divulgadas pelo IFPE através do site até o fim deste ano. As provas dão acesso ao ingresso dos alunos para o ano letivo de 2021.

“Até lá, trabalharemos para garantir que essas formas de acesso sejam eficazes e justas como merecem todos os adolescentes, jovens e adultos pernambucanos que buscam na educação pública de qualidade uma oportunidade de transformação de vida”, disse o IFPE em comunicado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA