MEC anuncia criação de cursos online para preparar professores sobre tecnologias

A finalidade dos cursos que serão oferecidos pelo MEC, por meio de parceria, é fornecer conhecimento aos professores para que eles possam criar aulas fazendo uso de tecnologias. Ao todo serão capacitados 300 mil docentes.

MEC anuncia criação de cursos online para preparar professores sobre tecnologias
MEC anuncia criação de cursos online para preparar professores sobre tecnologias (Imagem/Reprodução Google)

Mais do que nunca, hoje sentimos a importância da tecnologia aliada com a educação. O ensino remoto nos trouxe a noção de que a qualificação dos professores é de extrema importância.

Assim, o MEC vai lançar um projeto de capacitação com 300 mil vagas por meio de uma parceria firmada entre a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e a Capes.

“A pandemia de COVID-19 afetou a maioria das instituições de educação do país, levando os professores a adaptar as aulas presenciais para a modalidade virtual. O objetivo dos cursos, portanto, é auxiliar os profissionais de educação com uma capacitação voltada para novas tecnologias e principalmente às novas didáticas”, disse o ministro da educação ao falar do projeto.

Inscrições

Os educadores que quiserem participar dos cursos devem acessar o site da Capes selecionar o curso que pretende fazer parte e fazer o login para se inscrever.

As inscrições foram abertas ontem, 15, e ficarão disponíveis por 30 dias, ou até que as vagas sejam preenchidas. Todos os cursos são gratuitos e ao final os participantes receberão certificados.

Cursos

Os cursos estão divididos em nível básico e intermediário:

  • Como produzir videoaula, a carga horária é de 25 horas, nele os docentes aprenderão as técnicas básicas para produzir uma aula por meio de vídeo, os professores vão entender o quanto é importante o planejamento, o roteiro e outros aspectos.
  • Mediação em EaD, tem 30 horas de duração, é voltado ao ensinamento acerca da tutoria; as funções, responsabilidades, habilidades e competências que um tutor online precisa ter
  • Desenho Didático para o Ensino On-Line, tem duração de 50 horas, foi criado com o foco em ensinar o planejamento, a mediação e os instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino online.
  • Multimeios em Educação, 60 horas de duração, apresenta tecnologias já utilizadas na educação e mostra formas de o professor inovar de forma produtiva na sala virtual de ensino.
  • Psicologia na Educação, com 60 horas de duração, quem participar terá a oportunidade de conhecer a história da psicologia e identificar/aplicar os conceitos psicológicos nas atividades didáticas.

Para saber mais sobre oportunidades de cursos de capacitação basta acompanhar a seção Carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.