IFPE altera regras e formas de ingresso em 2021 devido ao coronavírus

Em 2021 a Instituto Federal de Pernambuco – IFPE decidiu não realizar o processo seletivo por meio de vestibular. Assim, serão feitas seleções de acordo com a modalidade de ensino do curso.

IFPE altera regras e formas de ingresso em 2021 devido ao coronavírus
IFPE altera regras e formas de ingresso em 2021 devido ao coronavírus. (Imagem/Reprodução Google)

Mais uma vez a pandemia causada pelo Covid-19 impõe alterações na forma como os processos seletivos para o ano de 2021 serão feitos. Agora, foi a vez do IFPE anunciar que não vai realizar o vestibular tradicional.

Justificativa

O IFPE afirmou por meio de nota que é inviável, financeiramente, realizar um processo seletivo em 2021 nos moldes dos anos anteriores.

Além disso, a questão humana também foi levada em consideração, pois com provas presenciais há risco de aglomerações e contaminações. No texto da Nota eles dizem:

“O vestibular, em seu formato tradicional, mostra-se inviável ao IFPE, por seu alto custo em virtude das medidas de segurança que seriam necessárias. Ao longo dos últimos anos, a instituição já subsidia todo o processo seletivo, que oferece taxas simbólicas e isenção desses valores aos candidatos em situação de vulnerabilidade social”.

Também na nota oficial, divulgada em seu site, o Instituto afirma que:

“Após estudos das diversas possibilidades de seleção, a instituição adotará múltiplos modelos de ingresso, de acordo com os níveis de ensino oferecidos”.

Seleção 2021

O Instituto ainda não divulgou o edital contendo maiores informações sobre o ingresso de novos alunos no próximo ano. O que já se sabe é que notas de vestibulares anteriores poderão ser utilizadas.

E também, haverá análise do histórico escolar para ingresso em cursos onde o ensino técnico e médio são integrados e para cursos técnicos (subsequente) para quem já possui o nível médio.

Quanto aos cursos de nível superior, os estudantes podem ingressar no Instituto por meio da nota do Enem de edições anteriores ou análise do histórico escolar mais uma redação.

A decisão pela seleção nesses moldes foi tomada levando em consideração que muitos estudantes deixaram de se inscrever no Enem para participar do vestibular do Instituto.

O IFPE assegura que em todos os processos seletivos serão destinadas cotas a pessoas pretas, pardas, com deficiência e indígenas; como vinha realizado ao longo dos anos.

Para saber mais sobre os Institutos Federais de todo o país basta acompanhar a seção Carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.