Fim do Bolsa Família? Governo quer substituição, mas não consegue apresentar novo projeto

Fim do Bolsa Família deverá prejudicar cerca de 13 milhões de brasileiros. O governo federal já informou que o atual projeto só funcionará até o mês de dezembro. Isso porque, o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe estão elaborando uma nova proposta social que, segundo eles, irá abarcar um número maior de pessoas. Até o momento há pautas em andamento, sendo elas: o Renda Brasil e o Renda Cidadã 

Fim do Bolsa Família? Governo quer substituição, mas não consegue apresentar novo projeto (Imagem: Google)
Fim do Bolsa Família? Governo quer substituição, mas não consegue apresentar novo projeto (Imagem: Google)

O fim do Bolsa Família tem sido por Bolsonaro desde o seu primeiro ano de governo. De acordo com ele, o projeto funciona como uma espécie de “bolsa esmola” por isso defende a reformulação das políticas sociais nacionais.

Desse modo, sua equipe está trabalhando para desenvolver um novo projeto, sob a incerteza de será o Renda Brasil ou o Renda Cidadã.  

Renda Brasil e Renda Cidadã em decisão 

Inicialmente, a proposta em vigor seria o Renda Brasil. Anunciada no fim de 2019, ela deveria segurar mais de 20 milhões de pessoas que estivessem em situação de vulnerabilidade social.

Mensalmente seriam ofertados valores de R$ 300 para cada cadastrado que poderia apresentar vínculo de emprego por meio do projeto Carteira Verde e Amarela 

A pauta caiu no último mês de setembro, mediante as dificuldades de organizar sua forma de financiamento. Entre as possibilidades elaboradas pelo ministro da economia, Paulo Guedes, estava o congelamento dos salários e pensões do INSS e o fim de programas como o abono salarial e farmácia popular. 

Sob forte repressão da imprensa e demais setores, Bolsonaro cancelou o programa informando que até 2022 não se falaria em outra pauta social em seu governo se não o Bolsa Família.

Todavia, dias depois, anunciou a criação do Renda Cidadã que seguiria os mesmos moldes do programa anterior, apenas alterando as formas de custeio. 

Até o momento ainda não se decidiu qual projeto passará a ter validade em 2021 ou se o Bolsa Família será mantido. A ideia do governo é segurar tal decisão para o período pós eleitoral, visando atender os interesses políticos contra sua oposição.

Até lá, os cerca de 13 milhões de cadastrados e demais milhões nas filas de aceite seguem aguardando com esperança de dias melhores. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.