Caixa reduz juros do crédito imobiliário para pessoa física; saiba mais

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta última quarta-feira (14) medidas relacionadas ao crédito imobiliário, como redução da taxa de juros para pessoa física, carência maior para pagamento na compra de novos imóveis e a possibilidade de pagamento parcial das parcelas.

Caixa reduz juros do crédito imobiliário para pessoa física; saiba mais
Caixa reduz juros do crédito imobiliário para pessoa física (Imagem: Reprodução/Google)

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a partir do dia 22 de outubro, a taxa de juros dos financiamentos imobiliários para pessoa física será reduzida. A taxa de juros passa de TR mais 8,75% ao ano  para TR mais 6,25% ao ano.

O presidente do banco divulgou ainda a ampliação da carência de pagamentos por seis meses na compra de novos imóveis. As contratações devem ser feitas até o dia 30 de dezembro deste ano.

Guimarães também anunciou a possibilidade de pagamento parcial das prestações como forma de apoio às famílias com dificuldades de retomar o pagamento integral de encargo social. Tal pagamento pode ser de 75% da prestação por até seis meses e entre 50% e 75% da prestação por até três meses.

Em outubro e novembro serão realizados feirões online da casa própria.

A redução de juros, a possibilidade de pagamento parcial da prestação e a carência de até seis meses para financiamento de novos imóveis podem envolver até R$ 83 bilhões, segundo a Caixa Econômica Federal.

Jair Mahl, vice-presidente de habitação da instituição, garante que as medidas de estímulos ao crédito imobiliário não comprometem a situação financeira da Caixa, ressaltando que o banco é o mais líquido do mercado e que o crédito imobiliário é apenas para micro e pequenas empresas.

“Talvez a Caixa nunca tenha experimentado gestão tão austera do aspecto de controle de capitais. A gestão está muito tranquila do ponto de vista de capital e focada no índice de liquidez. Concentramos naquilo que sabemos fazer.”

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!