Saldo FGTS: Veja formas de consultar QUANTO tem disponível no fundo de garantia

Os trabalhadores com registro em carteira de trabalho possuem dinheiro no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para saber quanto foi acumulado em sua vida colaborativa, pode fazer a consulta do seu saldo. 

Saldo FGTS: Veja formas de consultar QUANTO tem disponível no fundo de garantia
Saldo FGTS: Veja formas de consultar QUANTO tem disponível no fundo de garantia (Imagem: Reprodução Google)

O FGTS é um fundo criado pelo governo federal para formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador.

O dinheiro é depositado todo mês pela empresa e equivale a 8% do salário. Não há desconto para o trabalhador em nenhum dos seus benefícios.

O cidadão pode ter dinheiro em sua conta ativa, ou seja, do emprego atual ou inativa, de empregos anteriores.

Como consultar

A consulta do saldo do FGTS pode ser feito no site da Caixa ou do FGTS e através de aplicativo para smartphones e tablets, com versão para Android, iOS e Windows.

Além de poder fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail. Saiba como fazer em cada um:

  • Site 

No site, é necessário informar o NIS (PIS/Pasep), que é encontrado na carteira de trabalho ou em extrato antigo. Também é preciso uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador ou o uso da Senha Cidadão. 

O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.

  • Aplicativo FGTS 

O trabalhador pode consultar o FGTS no celular por meio de aplicativo para smartphones. Primeiro é preciso baixar o aplicativo, que está disponível para Android e IOS.

Depois é só informar o NIS (PIS/Pasep) e a senha cadastrada pelo próprio trabalhador ou o uso da  Senha Cidadão. 

  • Por e-mail

No site da Caixa, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber e-mail com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao fundo de garantia.

  • Por SMS

Também no site, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber avisos SMS com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao fundo. 

Porém, aqueles que escolherem essa opção deixam de receber o extrato bimestral em papel em casa. O extrato anual continua sendo enviado normalmente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!