Os trabalhadores com registro em carteira de trabalho possuem dinheiro no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para saber quanto foi acumulado em sua vida colaborativa, pode fazer a consulta do seu saldo.
O FGTS é um fundo criado pelo governo federal para formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador.
O dinheiro é depositado todo mês pela empresa e equivale a 8% do salário. Não há desconto para o trabalhador em nenhum dos seus benefícios.
O cidadão pode ter dinheiro em sua conta ativa, ou seja, do emprego atual ou inativa, de empregos anteriores.
Como consultar
A consulta do saldo do FGTS pode ser feito no site da Caixa ou do FGTS e através de aplicativo para smartphones e tablets, com versão para Android, iOS e Windows.
Além de poder fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail. Saiba como fazer em cada um:
- Site
No site, é necessário informar o NIS (PIS/Pasep), que é encontrado na carteira de trabalho ou em extrato antigo. Também é preciso uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador ou o uso da Senha Cidadão.
O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.
- Aplicativo FGTS
O trabalhador pode consultar o FGTS no celular por meio de aplicativo para smartphones. Primeiro é preciso baixar o aplicativo, que está disponível para Android e IOS.
Depois é só informar o NIS (PIS/Pasep) e a senha cadastrada pelo próprio trabalhador ou o uso da Senha Cidadão.
- Por e-mail
No site da Caixa, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber e-mail com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao fundo de garantia.
- Por SMS
Também no site, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber avisos SMS com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao fundo.
Porém, aqueles que escolherem essa opção deixam de receber o extrato bimestral em papel em casa. O extrato anual continua sendo enviado normalmente.