Prouni: Como conseguir a bolsa de 50% no ensino superior?

A nomenclatura Prouni se refere ao Programa Universidade para Todos, que é uma das formas que o governo federal criou de possibilitar a inserção dos cidadãos no ensino de nível superior em instituições particulares.

Prouni: Como conseguir a bolsa de 50% no ensino superior?
Prouni: Como conseguir a bolsa de 50% no ensino superior? Imagem/Reprodução Google

Pelo Prouni é possível conseguir bolsas de 100% e 50%, para cada um desses grupos existem regras estabelecidas pelo MEC e Inep.

Programa Universidade Para Todos

Foi criado em 2004 com a finalidade de oferecer bolsas de estudo aos estudantes que não têm condições financeiras de pagar por um curso de nível superior em uma instituição da rede privada.

Todas as instituições que participam oferecendo bolsas são reconhecidas pelo MEC. Geralmente acontecem dois processos seletivos ao ano, no início de cada semestre, mas em 2020 houve também seleção para vagas remanescentes.

Para participar basta que o estudante tenha realizado o Enem, alcançado ao menos 450 pontos de média aritmética geral e que não tenha zerado a redação.

Conseguindo uma bolsa de 50%

Cada uma das bolsas é destinada a um grupo especifico de pessoas, assim, para que um estudante tenha direito a 50% de desconto pelo Prouni ele precisa atender ao seguinte critério: Ter renda mensal de 1,5 a 3 salários mínimos.

Conseguindo uma bolsa de 50% em um curso de graduação o estudante precisa arcar com o pagamento do restante do valor da mensalidade, por isso a renda familiar por pessoa tem que ser maior do que a de quem concorre a uma bolsa de 100%.

Quem não tem direito às bolsas?

Já falamos diversas vezes sobre os critérios necessários para se candidatar às bolsas. Mas, vamos pontuar também quem não pode concorrer a elas.

Basicamente todos sabem que para participar do Prouni é necessário realizar o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Contudo, se você estudou toda a sua vida em escola da rede particular de ensino e não estava na condição de bolsista, sua participação no programa é vetada, isso porque um dos pontos chaves do programa é ajudar às pessoas que não têm condições de arcar com os valores do ensino superior.

Caso a pessoa tenha estudado em escola particular, mas migrou para a pública no ensino médio, sua participação é válida, pessoas com deficiência que cursaram em escola particular, mesmo sem ser bolsistas, também podem se inscrever.

Quer saber mais sobre o Prouni? Então, acompanhe a seção Carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.