O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) adiou para 2022 a exigência de nota mínima para a redação do Enem. A ideia é que os candidatos só possam se inscrever caso tenham atingido, no mínimo, 400 pontos no texto dissertativo-argumentativo.
O Fies tinha como projeto, a partir de 2021, cobrar dos candidatos uma nota mínima para a redação do Enem.
Porém, devido ao contexto da educação na pandemia, o governo resolveu permanecer apenas com a regra de não zerar a redação.
A partir de 2022 a decisão irá valer e o Fies só aceitará candidatos que tenham tirado, no mínimo, 400 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. A decisão foi publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial da União.
Fies
O objetivo do programa é oferecer vagas em universidades particulares, a partir de um acordo contratual entre os estudantes e os bancos.
Dessa maneira, os bancos pagam as mensalidades durante o período do curso e os alunos devem devolver esse valor, com juros, após o término do curso e ingresso no mercado de trabalho.
Caso o estudante demore a ingressar na profissão ou fique desempregado durante o pagamento do financiamento, as mensalidades são reduzidas até que o devedor consiga uma renda fixa.
O programa existe desde 1999, sendo que os acordos são feitos com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Já o P-Fies realiza acordos entre os estudantes e bancos privados, desde 2008.
Em ambos os casos são oferecidos juros baixos e condições especiais de parcelamento, sendo que cada banco oferece o seu tipo de financiamento. Durante o curso só é necessário pagar as taxas bancárias e o seguro de vida.
O curso escolhido não pode ter uma mensalidade que ultrapasse 10% do valor da renda familiar. Dessa maneira, para uma família que recebe R$ 2 mil por mês a mensalidade só pode ser de até R$ 200.
Pré-requisitos Fies
- Ter realizado a prova do Enem (a partir de 2010);
- Não ter zerado a redação;
- Obtido uma média de 450 pontos ou mais nas cinco provas do exame;
- Ter renda familiar de até três salários mínimos;
- Ter renda máxima por membro da família de três salários mínimos.
As regras relacionadas a renda familiar divergem entre os programas Fies e P-Fies. Portanto, para o último:
- Ter renda familiar de até cinco salários mínimos;
- Ter de renda máxima por membro da família entre três e cinco salários mínimos.