Lista de espera do SiSU: Como funciona a seleção nesta chamada?

O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada, uma forma de ingresso no ensino superior em rede pública de ensino. Para participar é necessário ter participado de uma das edições do Enem. Geralmente são duas seleções abertas ao ano.

Lista de espera do SiSU: Como funciona a seleção nesta chamada?
Lista de espera do SiSU: Como funciona a seleção nesta chamada? (Imagem/Reprodução Google)

O sistema funciona com chamada regular, mas também com lista de espera. Os processos seletivos acontecem no início de cada semestre letivo.

Como é a lista de espera SiSU?

Após a primeira chamada (ou chamada regular), feita pelo próprio sistema do SiSU, as instituições recebem uma lista de espera com diversos candidatos inscritos. Essa lista é usada para preencher as vagas que na chamada regular não foram ocupadas.

No momento de inscrição para a chamada regular o estudante pode selecionar duas opções de curso. No entanto, na lista de espera ele só pode escolher um entre os dois previamente selecionados.

O sistema conta com nota de corte do SiSU que é a nota mínima que um candidato precisa para entrar na vaga escolhida.

Essa nota vai variando enquanto as inscrições estão abertas, isso porque elas são calculadas diariamente e dependem do desempenho dos inscritos.

Quem pode participar?

Para participar da lista de espera é preciso ter se inscrito na chamada regular, até porque o sistema aceita que o candidato escolha entre uma das duas opções de curso em que ele havia se inscrito.

Para manifestar o interesse em participar basta que o estudante, dentro do prazo estabelecido, acesse o site do SiSU e clique em participar da lista de espera, escolhendo entre os cursos disponíveis.

A convocação acontece após o período de inscrição ser encerrado e podem continuar até após o início do semestre, enquanto houverem vagas disponíveis.

Vagas remanescentes e lista de espera

Quando as vagas não são preenchidas nas chamadas regulares, nem mesmo por meio da lista de espera, elas se tornam vagas remanescentes. Em 2020 houve seleção para essas vagas tanto no SiSU, quanto no Fies e Prouni.

Diferente das chamadas regulares, nas vagas remanescentes não existe lista de espera, sendo realizado apenas um processo seletivo ao ano.

É importante que os candidatos aprovados fiquem atentos aos prazos, pois, se ele não realizar sua matricula dentro do período previsto ele irá para a lista de espera.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e tenha acesso a todas as informações sobre o EnemSiSU, Prouni Fies.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.