Calendário para volta às aulas em SP será publicado na próxima semana

A retomada das atividades presenciais nas instituições de ensino de São Paulo será definida na próxima semana, segundo o prefeito da cidade, Bruno Covas. Ele disse que no dia 22 deste mês serão divulgados os primeiros resultados de um censo realizado com alunos e professores da rede municipal de ensino para avaliar a evolução da pandemia do novo coronavírus na cidade e assim, autorizar o retorno das aulas.

Calendário para volta às aulas em SP será publicado na próxima semana
Calendário para volta às aulas em SP será publicado na próxima semana (Imagem: Reprodução / Google)

A previsão é que o retorno aconteça, de fato, a partir do dia 3 de novembro deste ano nas escolas públicas e particulares de São Paulo.

Desde o dia 7 de outubro, os colégios públicos e privados da capital paulista estão autorizados a receberem alunos presencialmente, desde seja para realização de atividades extracurriculares, como aulas de dança, línguas ou música e acolhimento – o que significa que as aulas tradicionais ficaram de fora.

Como apontavam as pesquisas, a adesão ao retorno, mesmo que facultativa, foi baixa. Apenas uma das 4 mil escolas da rede optou por reabrir as portas para receber os alunos no dia marcado.

Segundo o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, outras 14 escolas devem reabrir no dia 19 deste mês, ainda no molde de oferecer apenas atividades extracurriculares.

“A Prefeitura tem informado nas últimas coletivas que a decisão da volta às aulas se dá por um contexto de informações: o inquérito sorológico, o censo sorológico e também outros indicadores. O que a Prefeitura informou é que, no mês de outubro, haverá um pronunciamento”, disse à imprensa.

Enquanto a decisão formal não é tomada, a cidade segue testando alunos. A quarta fase de exames registrou um aumento na taxa de infecções nos alunos da rede privada, de 12,6%.

Na rede municipal, a taxa é ainda maior, de 17,%. Já entre os estudantes da rede estadual, o percentual foi de 15,4%.

Ainda em números, 64,9% dos alunos testados e que tiveram a covid-19 relataram não apresentar sintomas. Especificamente na rede municipal, foram 71,3% dos alunos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!