Saiba quais serão as principais habilidades profissionais que serão exigidas nos próximos meses

De acordo com a pesquisa “Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho, Agora”, feita pela Salesforce que ouviu em torno de 2 mil brasileiros, a adaptabilidade e a colaboração estão entre as habilidades profissionais mais destacadas e que serão necessárias nos próximos seis meses. Confira a lista das 11 habilidades consideradas como competências importantes logo abaixo. 

Saiba quais serão as principais habilidades profissionais que serão exigidas nos próximos meses
Saiba quais serão as principais habilidades profissionais que serão exigidas nos próximos meses (Imagem: Reprodução/Google)

As competências mais importantes para o mercado:

  • Adaptabilidade (importante para 95% dos entrevistados)
  • Colaboração (92%)
  • Resiliência (92%)
  • Criatividade (91%)
  • Habilidades comerciais (91%)
  • Análise de dados (90%)
  • Empatia (89%)
  • Pensamento crítico (86%)
  • Ciência de dados (87%)
  • Inclusão (83%)
  • Programação e desenvolvimento de aplicativos e web (82%)

Além da pesquisa levantar as principais competências para os próximos seis meses, ela também buscou entender o que as pessoas acham que as empresas deveriam levar em consideração como alta prioridade. 

As respostas levantaram temas diretamente relacionados aos negócios, porém apontam uma vontade de que as organizações se responsabilizem por diversas questões sociais.

No Brasil, 83% apontaram que as empresas precisam ter como prioridade a segurança do local de trabalho e 75% levantaram a importância de que a organização dê especial atenção ao desenvolvimento da força de trabalho.

Para 64%, a prioridade precisa estar focada na inovação de produtos e serviços e para 68%, na experiência do consumidor.

Porém, uma boa parcela das pessoas que foram entrevistados acreditam que deveria existir a possibilidade das organizações priorizarem a resolução de problemas sociais e ambientais, como por exemplo, assuntos globais de saúde (79%), mudança climática (63%) e diminuição das desigualdades sociais (70%)

“Os negócios devem ser uma plataforma para mudança e isto é o que a sociedade espera”, disse em nota Fabio Costa, o atual vice-presidente sênior da Salesforce no Brasil.

Nesse sentido, 82% dos brasileiros que foram entrevistados relataram ter confiança nas empresas para criar um futuro melhor para as próximas gerações, enquanto apenas 45% confiam no Estado para isso. 

Globalmente, para realizar esse estudo a pesquisa ouviu mais de 20 mil pessoas de 11 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Singapura. No mundo, 60% possuem confiança nas empresas para a criação de um futuro melhor e 49% confiam no governo.