A regional da Receita Federal em Piracicaba (SP) divulgou que 6.880 contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda de 2020 retidas em “malha fina” por causa de inconsistências nos dados informados. Ao todo, de acordo com a Receita, foram entregues 362.627 declarações (incluindo retificadoras).
Ao entrarem na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para ser realizada a verificação de pendências e eventual correção dos erros. As restituições são pagas apenas depois de haver uma resolução da questão.
A Delegacia de Piracicaba abrange 25 municípios. Para saber se a sua declaração foi retida na malha fina, é necessário que o contribuinte acesse a página da Receita Federal na internet.
De acordo com a Receita, existe a possibilidade de corrigir a situação, espontaneamente, mesmo antes da intimação ou notificação da Receita Federal.
Se os dados declarados estiverem certos, o contribuinte possui as seguintes opções:
Aguardar a intimação ou a notificação pela Receita Federal
Apresentar digitalmente seus documentos comprobatórios, de forma espontânea, no Centro Virtual de Atendimento – e-CAC, do portal da Receita Federal.
Motivos para ser retido na malha fina do Imposto de Renda
De acordo com o que foi divulgado pela Receita Federal, os principais motivos que podem levar à retenção de declarações foram:
Omissão de rendimentos de titulares e dependentes declarados: 46% do total;
Deduções de despesas médicas: 26%;
Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 21%;
Deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência de dados informados em relação ao pagamento de carnê-leão ou imposto complementar: 7%.
Regional de Piracicaba: os municípios que fazem parte
As informações fornecidas pela Delegacia da Receita Federal em Piracicaba são referentes a 25 municípios: Águas de São Pedro, Americana, Analândia, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Itirapina, Jumirim, Laranjal Paulista, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Pereiras, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Maria da Serra, São Pedro e Tietê.
Mais informações sobre o Imposto de Renda
O Imposto de Renda (IR) é um tributo federal sobre a renda dos contribuintes. Esse imposto acompanha a sua evolução patrimonial solicitando aos contribuintes que informem para a Receita Federal quais são seus ganhos anuais.