CNH Social GO: ÚLTIMA semana para fazer inscrição no programa; saiba os requisitos

No domingo (18) vão ser encerradas as inscrições para o programa CNH Social no Estado de Goiás. O programa permite que os candidatos tirem sua habilitação sem qualquer custo, e tem cerca de 4.014 vagas abertas.

CNH Social GO: ÚLTIMA semana para fazer inscrição no programa; saiba os requisitos
CNH Social GO: ÚLTIMA semana para fazer inscrição no programa; saiba os requisitos (Foto: Google)

Os interessados podem realizar a inscrição pelo site do Detran de Goiás. Os candidatos só podem se inscrever para uma modalidade do programa, que é dividido em Estudantil, Urbana e Rural

No dia 30 de outubro deve ser liberada a lista com os classificados dentro do número de vagas.

O governo do estado, por meio do Detran vai investir cerca de R$ 7,47 milhões para beneficiar 1.206 pessoas com CNH categoria “A” motocicleta, 804 para categoria “B” automóvel.

E ainda, 501 para adição de categoria “A”, 501 para adição de categoria “B” e 1.002 para mudança de categoria “B” para “D”,ônibus. 

Regras da CNH Social

Os interessados precisam ter o seu cadastro ativo para os programas sociais do governo federal, ou seja, estar inserido no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, devem ser cumpridos os requisitos do edital.

Os critérios de desempate para conseguir a vaga são:

  • a renda familiar per capita;
  • o número de componentes do grupo familiar;
  • existência de benefício social;
  • data e hora da inscrição;
  • maioridade; 
  • melhor nota média do ensino médio, apurada pela Secretaria Estadual de Educação, quando se tratar da modalidade estudantil.

Os que conseguirem a vaga não pagam taxas como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico, psicológico e toxicológico, exigido para categoria D.

Quem pode se inscrever?

Os pré-requisitos para se candidatar e conseguir as vagas da CNH Social são:

  • Não ter praticado infração nos últimos 12 meses de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.
  • Cinco por cento das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência, com exceção das referentes à mudança para categoria D. Nesse caso, não haverá reserva de vagas para PCDs.
  • Os estudantes devem ter entre 18 e 25 anos, ter cursado e concluído o ensino médio na rede pública estadual. 

Para a modalidade Urbana ou Rural é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos, saber ler e escrever, e atender aos critérios estabelecidos pelo Código Brasileiro de Trânsito e pela lei estadual 20.834/2020.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!