Seguro desemprego: O que eu preciso para solicitar o benefício usando a internet?

Os trabalhadores que são demitidos sem justa causa, podem receber o seguro desemprego. Por conta da pandemia os pedidos foram priorizados pela internet, já que os postos estavam fechados. Saiba o que é necessário para solicitar. 

Seguro desemprego: O que eu preciso para solicitar usando a internet?
Seguro desemprego: O que eu preciso para solicitar usando a internet? (Imagem: Amanda Perobelli/Reuters)

O seguro desemprego é um direito dos brasileiros demitidos dos seus trabalhos, para que possam se manter por um período enquanto ainda não possuem outro emprego. São pagas de 3 a 5 parcelas consecutivas. 

O valor leva em consideração a média dos salários dos últimos 3 meses anteriores da dispensa do trabalhador. Pagando no mínimo R$1.045 e no máximo R$ 1.813,03 por parcela.

Os pescadores artesanais, empregados domésticos e o trabalhador resgatado, podem receber até 1 salário mínimo, ou seja, R$1.045. O depósito é liberado após 30 dias da requisição ou saque da parcela anterior.

Quais os documentos para solicitar o benefício?

Para solicitar o benefício na internet, o trabalhador precisa anexar os documentos e enviar na plataforma os documentos abaixo: 

  • Os documentos necessário para a solicitação são documento de identificação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP;
  • Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho​, com o código 01 ou 03 ou 88, devidamente homologado, para os contratos superiores a um ano de trabalho ou Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço ou Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com mais de um ano de serviço, documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósito e CPF.

Com a volta dos serviços de atendimento, outra solução é ir presencialmente até um Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Sistema Nacional de Empregos ou outros postos credenciados pelo Ministério do Trabalho, portando os documentos citados.

Como solicitar o seguro-desemprego?

  • O trabalhador deve acessar o site  Emprega Brasil e se cadastrar no site;
  • Na próxima página, é preciso preencher os seus dados como CPF, nome completo, telefone e e-mail. Depois você deve confirmar que não é um robô e aceitar os ‘Termos de Uso’ do site;
  • Confirme a data de nascimento do trabalhador;
  • Depois é só escolher a sua senha provisória, ela será enviada para o seu e-mail ou pelo seu celular que foi cadastrado;
  • Ofereça o código de validação e clicar em “validar cadastro”;
  • Após é só criar a sua senha definitiva;
  • Volte para o site e clique em entrar;
  • Procure por “Já tenho cadastro”;
  • Vão aparecer 5 perguntas sobre o seu histórico de trabalho e você deve acertar pelo menos 4 delas;
  • Preencha mais uma ficha, dessa vez de solicitação do seguro-desemprego;
  • Anexe os documentos solicitados;
  • Guarde o número de protocolo gerado.

Confira também um passo a passo em vídeo:

O dinheiro será depositado na conta informada, desde que não seja conta salário. Quem não for cliente de nenhum banco, terá uma conta criada automaticamente na Caixa Econômica Federal.

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