Itaú Unibanco lança cartão de crédito voltado para crianças e adolescentes; objetivo é a educação financeira

Conversar desde cedo com os pequenos sobre a gestão do dinheiro e dar a eles certa autonomia a respeito pode encaminhá-los para uma vida financeira mais saudável num futuro. Pensando nisso, o Itaú Unibanco lançou nesta segunda-feira (12), Dia das Crianças, um cartão de crédito adicional para maiores de 12 anos.

Itaú Unibanco lança cartão de crédito voltado para crianças e adolescentes; objetivo é a educação financeira
Itaú Unibanco lança cartão de crédito voltado para crianças e adolescentes; objetivo é a educação financeira (Imagem: Jamie Grill/Getty Images)

O produto está vinculado ao cartão de quem já é cliente do Itaú e o interessado pode solicitá-lo em nome de jovens, maiores de 12 anos, parentes ou não. Antes, o banco permitia adicionais apenas para jovens com mais de 16 anos.

O cartão oferece ao adolescente os mesmos benefícios que o titular tem direito. Os gastos efetuados no adicional também contam para descontos e até mesmo isenção de anuidade do cartão dele e do titular a que ele está vinculado.

Cada compra realizada com o cartão adicional pode gerar um alerta via SMS para o titular, como serviço contratado. O limite é definido pelo adulto responsável durante solicitação do produto e pode ser alterado a qualquer momento.

“Quando usado com controle e planejamento, o cartão de crédito é um ótimo instrumento para a organização financeira. Na vivência do jovem, ele ganha nova utilidade, pois pode ser um dispositivo para se experimentar na prática como é lidar com os próprios gastos”, declarou Fernando Amaral, diretor do Itaú Unibanco.

Outros bancos apostam em contas e cartões para adolescentes e crianças

Em agosto, o next, banco digital do Bradesco lançou o nextJoy, com foco no público menor de idade. A conta gratuita foi criada para jovens de até 17 anos.

Integrado à conta next dos pais ou responsáveis legais, o nextJoy oferece serviços como cartão de débito, transferências e soluções de educação financeira, como “mesada programada” e “missões”, tarefas educativas para o usuário realizar com recompensas não financeiras.

Desde julho o banco Inter oferece o Conta Kids, destinada à crianças e adolescentes. Também gratuita, a conta oferece possibilidade de investimentos em renda fixa como CDB, LCI, LCA e poupança, além de acesso a fundos de investimento e previdência privada.