Como conseguir isenção da taxa cobrada nos vestibulares 2021?

Com o início de um novo semestre, chega também o período de inscrições para ingresso nas instituições de Ensino Superior. Os candidatos de baixa renda financeira geralmente se enquadram no grupo que pode pedir isenção das taxas cobradas nos vestibulares. Mas, antes é preciso prestar atenção aos documentos geralmente solicitados atendendo aos requisitos impostos.

Como conseguir isenção da taxa cobrada nos vestibulares 2021?
Como conseguir isenção da taxa cobrada nos vestibulares 2021? (Imagem: Reprodução / Google)

Enquanto algumas instituições de Ensino Superior optam pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso de novos alunos, outras mantêm a tradição de realizar o seu próprio vestibular por meio de um processo seletivo desenvolvido pela gestão da faculdade.

O Enem sempre oferece isenção para os alunos de baixa renda. Assim também é nos processos seletivos regulares. Mas não são todos os inscritos que têm direito.

Geralmente, as taxas de isenção chegam até R$ 150, a depender do valor que a instituição cobra para inscrição em cada curso. Tanto a definição desses valores quanto as regras para isenção são divulgadas no edital da prova.

O objetivo da isenção é auxiliar a participação de alunos carentes nos processos seletivos das faculdades públicas e privadas do país.

Critérios exigidos

Entre os critérios comumente exigidos, estão a necessidade do candidato ter estudado em instituições públicas ou particulares com bolsa integral durante algum período de sua jornada estudantil.

Sempre será exigido que o candidato informe a renda familiar de sua casa. Quanto menor, maior será o valor da isenção. Em boa parte dos casos, falamos numa variação entre dois e três salários mínimos.

Se o candidato se enquadra nesses requisitos (e nos outros adicionais que variam de instituição para instituição), é obrigatório que ele possa comprovar cada informação solicitada.

É preciso se atentar também ao período de apresentação desses documentos, pois se não forem realizados nas datas corretas, podem gerar a perda do direito e cobrança normal da taxa.

Uma boa dica é ficar de olho no cronograma emitido pela instituição de interesse tanto no site quando no edital do processo seletivo. O período do pedido de isenção sempre será sinalizado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!