Cursos de educação profissional no Ceará serão retomados em 2021; entenda o motivo!

O Estado do Ceará conta com 728 escolas em sua rede estadual, desse total, pelo menos 122 são para a educação profissional e possuem cerca de 55 mil alunos. Para que as escolas concedam diploma para os estudantes, eles precisam estagiar, algo complicado durante a pandemia. 

Cursos de educação profissional no Ceará serão retomados em 2021; entenda o motivo!
Cursos de educação profissional no Ceará serão retomados em 2021; entenda o motivo! (Foto: Google)

Por conta da pandemia do novo coronavírus, essas atividades práticas não puderam ser realizadas neste ano e a conclusão destes cursos serão em 2021.

De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), essa retomada dos estágios só vai acontecer depois da divulgação de um decreto governamental. 

Com isso, os estudantes devem finalizar o ensino médio neste ano, mas apenas em 2021 vão fazer o estágio e receber o diploma de técnico.

Nessas escolas, a grade curricular é dividida em duas com matérias convencionais e as técnicas.

As técnicas variam de acordo com o curso que o estudante escolheu, dentre elas estão informática, enfermagem, guia de turismo, segurança do trabalho, gestão e negócios, contabilidade e secretariado.

O estágio é uma atividade curricular obrigatória, que normalmente dura entre seis e oito meses.

São cerca de 600 horas para os cursos da saúde e 400 horas para os outros cursos. O estagiário recebe R$ 388,16 a cada 100 horas cumpridas.

Calendário

A  presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, Ada Pimentel, informou que  tomou conhecimento de algumas situações do calendário da educação profissional.

Segundo ela, a resolução 484/2020 do Conselho trata da reorganização e cumprimento do calendário letivo do ano de 2020 e entrou em vigor no Ceará dia 15 de julho.

A norma diz que  “quando se tratar de estágios obrigatórios, de atividades em laboratórios e, também, de atividades de aprendizagem supervisionadas em serviço para os cursos profissionais técnicos de nível médio e em cursos de graduação, a instituição de ensino poderá encaminhar ao CEE proposta alternativa para realização dessas atividades de forma remota, para análise e deliberação”.

Ela explicou que o Conselho está analisando os casos enviados para a instituição de ensino superior e liberou que as atividades sejam feitas de forma remota

As escolas da rede estadual possuem autonomia de apresentar ao Conselho um plano alternativo de cumprimento dos estágios obrigatórios.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!