Vestibular UnB está SUSPENSO! Veja nova forma de iniciar graduação na universidade

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE da UnB decidiu não realizar o vestibular em 2020 como forma de ingresso habitual. No lugar desse processo seletivo, eles utilizarão a nota do Enem 2019.

Vestibular UnB está SUSPENSO! Veja nova forma de iniciar graduação na universidade

A decisão tomada pela UnB visa evitar que aglomerações sejam formadas, medida necessária a contenção da propagação do Covid-19.

Enem como forma de ingresso

Com a substituição, excepcional, a Universidade vai fazer uso da nota do Enem de 2019. Os estudantes podem concorrer a 2.100 vagas em cursos de graduação por meio do processo seletivo que será aberto em breve.

Em nota, a administração superior da UnB informou que não apenas o edital para ingresso em cursos de graduação será divulgado, mas também outros dois editais.

No dia 15 de outubro, a UnB também vai lançar editais para outros dois processos seletivos: Transferência Facultativa (TF) e Portador de Diploma de Curso Superior (DCS). Essas seleções utilizam como critério as notas do Enem dos últimos cinco anos (2015, 2016, 2017, 2018 e 2019)”, disseram em nota.

A inscrição será virtual e gratuita e o início das aulas está previsto para 1º de fevereiro de 2021.

Provas de habilidades específicas

Cursos como o de música e arquitetura, entre outros que necessitam de certificação de habilidades terão o prazo prorrogado para aqueles certificados que já perderam a validade em 2019 e 2020.

A universidade afirma que ainda estuda como e se será realizada a prova de habilidades no ano de 2020.

2º semestre 2020 e aulas presenciais

A UnB tem um plano de retomada das aulas presenciais, mas ainda considera precipitado informar se o 2º semestre de 2020 contará com aulas remotas ou não, pois isso depende do desenvolvimento da doença em Brasilia e no Brasil, entre outros fatores.

Quanto ao início do semestre, a instituição iniciará hoje a chamada dos alunos aprovados nos seguintes processos seletivos: o Vestibular Indígena, o Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS) – subprograma 2017-2019.

Os novos alunos deverão realizar a matricula nos  de modo virtual seguindo o calendário que será divulgado juntamente com a lista de aprovados.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e saiba sobre vestibulares de todo o país.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.