Veja como estudar ensino médio e técnico na rede pública do estado de São Paulo

O Governo do estado de São Paulo pretende ampliar as oportunidades para estudantes que tenham o interesse em cursar o ensino médio de forma integrada no programa Novatec. Ou seja, unir o ensino médio a um curso técnico profissionalizantes. Serão ofertadas mais 23.040 vagas, totalizando assim 117 mil oportunidades em aberto para essa modalidade de ensino. 

Veja como estudar ensino médio e técnico na rede pública do estado de São Paulo
Veja como estudar ensino médio e técnico na rede pública do estado de São Paulo (Imagem: Reprodução Google)

Os estudantes que cursarem o ensino integrado, receberão, no final dos três anos de estudo, o certificado de conclusão de ensino médio, bem como o diploma do curso técnico realizado. 

Ademais, os cursos ofertados são: 

  • Administração;
  • Contabilidade;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Guia de Turismo;
  • Informática para Internet;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Recursos Humanos;
  • Serviços Jurídicos;

Aliás, os cursos oferecidos são realizados pelos estudantes na mesma instituição em que cursam o ensino médio. Inclusive, no mesmo turno. Desse modo, àqueles que manifestarem o interesse em realizar o ensino integrado, farão as disciplinas acadêmicas com os próprios professores da Secretaria de Educação. 

Já as disciplinas dos cursos técnicos serão ministradas por professores do Centro Paula Souza ou de escolas que ofertam ensino profissionalizante, e que sejam contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado. 

Como cursar o ensino integrado?

Para cursar o ensino médio integrado, os estudantes do último ano do fundamental, seja de qualquer rede (estadual, municipal ou até mesmo da rede privada) podem manifestar interesse e se inscrever, gratuitamente, em um dos cursos ofertados pelo governo do estado.

Desse modo, não há nenhum tipo de prova a ser realizado. Assim, basta manifestar o interesse no ato da rematrícula, que ocorre, aliás, na própria instituição. 

É válido destacar que os estudantes que já se encontram na rede pública de ensino, seja esta estadual ou municipal, devem demonstrar o interesse em cursar um dos cursos profissionalizantes até o dia 16 de outubro (sexta-feira). Já para os estudantes da rede privada de ensino, o prazo se estende até o dia 30 de outubro.

Além de entrar em contato com a instituição, há outras opções para manifestar o interesse. Sendo assim o aplicativo Minha Escola SP ou até mesmo o site da Secretaria Escolar Digital

Programa Novatec

O programa Novatec, do Governo de São Paulo, visa oferecer aos estudantes do ensino médio, cursos técnicos gratuitos e profissionalizantes, por meio de instituições como ETECs e FATECs do Centro Paula Souza. 

Uma das modalidades de ensino é o Novatec Integrado, que junta o período de três anos do ensino médio do estudante a um curso técnico integrado. Dessa forma, o estudante encerrará o nível médio já com um curso profissionalizante. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!