SiSU 2021: Quando devem começar as novas inscrições?

Em 2020 foram 3 processos seletivos para o Sistema de Seleção Unificada, dois regulares e um para vagas remanescentes. Mas, e o SiSU 2021, quando ele deve acontecer?.

SiSU 2021: Quando devem começar as novas inscrições?
SiSU 2021: Quando devem começar as novas inscrições? (Imagem/Reprodução Google)

O programa seleciona estudantes para as instituições públicas de ensino superior e faz uso da nota do ENEM para classificação.

Afinal, quando abrirá o SiSU 2021?

O SiSU geralmente acontece no começo de cada semestre letivo, já que seleciona estudantes para ingressar no ensino superior no semestre seguinte. Mas, ele depende da divulgação da nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio.

Geralmente o exame acontece em novembro, mas por conta da pandemia e do isolamento social instituído por ela, a edição de 2020 do Enem acontece entre os dias 17 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

É possível não fazer uso do Enem no SiSU?

Não, um dos critérios básicos para participar do programa é ter feito o Enem. No entanto, ao assinar a Medida Provisória nº 934, Bolsonaro fez um veto importante.

O presidente vetou a obrigatoriedade de que se vincule o resultado do Enem de 2020 aos programas Programa Universidade para Todos e Sistema de Seleção Unificada.

A justificativa de Bolsonaro é que muitos estudantes não participarão do Exame em 2020 por causa da pandemia.

“Apesar da intenção de colaboração entre os entes federados para a definição das datas de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), relativo ao ano afetado pelo estado de calamidade pública, a propositura viola o pacto federativo, uma vez que é prerrogativa do Governo Federal tal definição, no entanto, essa prerrogativa não afasta a manutenção de diálogo entre os entes federados. Ademais, ao condicionar os processos seletivos de acesso aos cursos das instituições de educação superior aderentes ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni) com a divulgação do resultado do Enem poderá prejudicar os alunos que não o fizeram e muitos que não o farão em função da pandemia, bem como poderá inviabilizar que outros tantos alunos de baixa renda possam ingressar no Prouni”, disse o presidente.

Outra questão que levou ao veto foi o cronograma, isso porque a estimativa é de que o resultado do Enem seja divulgado em março e as inscrições para o SiSU comecem apenas do final de abril ou maio, extrapolando o período inicial dos semestre nas faculdades.

 Acompanhe a seção Carreiras do FDR e saiba mais sobre o Prouni, SiSU, Fies e Enem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.