Prouni: Quem pode se inscrever para conseguir bolsas de estudos?

O Prouni é o programa governamental que busca possibilitar o acesso ao ensino superior em instituições particulares por meio de bolsas de estudo. Todas as universidades que fazem parte dele são reconhecidas pelo MEC.

publicidade
Prouni: Quem pode se inscrever para conseguir bolsas de estudos?
Prouni: Quem pode se inscrever para conseguir bolsas de estudos? Imagem/Reprodução Google
publicidade

O Programa Universidade Para Todos – Prouni nasceu em 2004. Ele foi criado para beneficiar aquele aluno que não tem condições de pagar por uma universidade particular.

Geralmente são dois processos seletivos por ano, no início de cada semestre. Em 2020 além dessas chamadas, houveram vagas remanescentes que gerou outra seleção.

Quem pode participar?

Pode se inscrever pessoas que se formaram no ensino médio em rede pública de ensino ou foram bolsistas integrais na rede particular. É preciso ter renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.

E também os interessando devem ter feito parte do Exame Nacional do Ensino Médio- Enem ter alçado pelo menos 450 pontos de média geral e não ter zerado a redação.

Professores efeitos da rede pública de ensino também têm direito de participar do Prouni, nesse caso eles apenas têm acesso ás vagas de licenciatura.

É importante citar que o candidato não pode ter diploma de nível superior para concorrer pelo Prouni.

Como são concedidas as bolsas?

As bolsas integrais (100%) ou parciais (50%), são concedidas conforme o desempenho do aluno e sua renda familiar. Quem comprova rendimento de até 3 salários mínimos concorre exclusivamente para bolsas de até 50%.

O estudante disputa apenas com as pessoas que se inscreveram para o mesmo curso e na mesma instituição, ou seja, quem apresentar as melhores notas, leva a bolsa de estudo.

Tenho regras a seguir após entrar na universidade pelo Prouni?

Sim, o estudante precisa ter um desemprenho satisfatório e ter ao menos 75% de presença nas aulas. Além disso, ele não pode ser reprovado em nenhuma matéria do curso.

Caso aconteça reprovação, a comissão responsável pelo programa pode buscar, junto aos professores, informações que justifiquem sua reprovação.

Têm cotas no programa?

Sim, existem ações afirmativas. Quando um candidato escolhe concorrer por cotas ele disputa a vaga apenas com aquele grupo especifico, mas os critérios são os mesmos, o desempenho é analisado e a concorrência acontece apenas entre os cursos.

As cotas, geralmente, são de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e tenha acesso a informações sobre o ENEM 2020 e seus programas seletivos.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.