IPVA SP: Débitos atrasados poderão ser parcelados; saiba como

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) está possibilitando o pagamento atrasado parcelado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A quitação poderá ser feita em até 10 parcelas pelo boleto. A oportunidade é referente ao IPVA do ano passado ou anterior.

Saiba como parcelar os débitos atrasados do IPVA de São Paulo
Saiba como parcelar os débitos atrasados do IPVA de São Paulo (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Outra vantagem oferecida é a permissão para que os acordos não cumpridos anteriormente sejam refeitos. A estimativa deste ano será de concluir 600 mil acordos dos impostos de 2018 e 2019. O valor previsto seria de R$ 400 milhões.

Elaine Motta, procuradora do Estado e chefe da Dívida Ativa, afirma que a PGE/SP possibilita o parcelamento do imposto a ser pago. Metade do valor arrecadado tem o retorno  ao município do cadastro da placa em questão.

“É uma política pública de arrecadação não só para o Estado, mas também para o município, sobretudo visando que o contribuinte possa sair de casa tranquilo após regularizar seu veículo. O parcelamento do IPVA é barato, pois seus acréscimos são calculados com SELIC”, relata.

“Além disso, o parcelamento permite a regularização do veículo viabilizando seu licenciamento e possibilitando tirar o débito do protesto, após o recolhimento das custas no Cartório”, completa.

Como parcelar o IPVA

O parcelamento poderá ser feito por qualquer pessoa, mesmo que não seja o proprietário do veículo. O interessado terá a possibilidade de consultar o valor do débito pelo site da PGE/SP e quitar a dívida no portal de Dívida Ativa. As opções de pagamento são a vista e parcelado.

Ao entrar no site, entre na opção “Consultar débitos”. Logo após, selecione a opção de “Parcelamento” e escolha as condições de pagamento.

Por fim, há a possibilidade de emitir o termo de adesão ao acordo e guias de recolhimento. A emissão dos boletos acontece pelo site. O pagamento por meio do código de barras poderá acontecer em lotéricas ou agências bancárias.

Para mais informações, consulte o site da Dívida Ativa na parte onde tem os manuais de IPVA e parcelamento e também um canal de atendimento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.