Detran-DF passa a permitir realização de prova de vida através de aplicativo; saiba como funciona

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) liberou uma nova funcionalidade em seu aplicativo que permitirá fazer prova de vida. A pasta ainda ressaltou que a segurança é a mesma do procedimento presencial.

Detran-DF passa a permitir realização de prova de vida através de aplicativo; saiba como funciona
Detran-DF passa a permitir realização de prova de vida através de aplicativo; saiba como funciona (Imagem: Lays Peixoto)

O aplicativo foi lançado dia 10 de agosto e oferece a possibilidade para as pessoas efetuarem serviços sem precisar sair de casa. Porém, para baixar o aplicativo era preciso fazer a prova de vida presencialmente. Com a atualização essa burocracia foi descartada. 

Como acessar os serviços disponibilizados pelo aplicativo?

Para conseguir acessar aos serviços oferecidos, o primeiro passo é instalar o aplicativo Detran Digital e informar o número do seu CPF. Se o documento estiver cadastrado na base de dados do Detran, será solicitado a atualização dos dados pessoais.

Após este processo ser feito, o próprio aplicativo disponibiliza a opção para que o usuário utilize a câmera do celular a fim de fotografar a face. Em 48h, o cidadão deve receber em seu e-mail, as orientações para continuar o cadastro e acessar os serviços. 

Atualização do aplicativo é aliada ao combate da pandemia do Covid-19

De acordo com o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, a tecnologia vem sendo uma grande aliada neste momento de pandemia do novo coronavírus:

“Por enquanto, todas as informações e registros fotográficos estão sendo checados por uma equipe de técnica, mas, até o final do ano, todo este processo será feito por meio de inteligência artificial. A ideia é modernizar o atendimento ao público da Autarquia com recursos tecnológicos avançados, no menor espaço de tempo possível”, disse Zélio.

Mudanças que ocorreram no processo da prova de vida

O Diretor de Tecnologia do Departamento, Fábio Souza, vibrou com a atualização do Detran Digital: “Inicialmente, a prova de vida foi feita presencialmente, agora pode ser feita diretamente no aplicativo, então o cidadão não precisa mais se dirigir ao balcão. Mas se, ainda assim, ele preferir ir a um posto, poderá agendar previamente o atendimento no site e realizar o serviço nas unidades. A escolha agora é dele”, ressaltou Fábio.

Para mais informações sobre o Detran-DF acesse ao site ou baixe o aplicativo da pasta.