Concurso PM do Piauí deve lançar edital de seleção ainda neste mês

O Governador do estado do Piauí, Wellington Dias, anunciou na última quinta o Concurso PM.  A quantia de vagas oficialmente não foi divulgas, mas estima-se que serão abertas mil vagas para todo o estado.

Concurso PM do Piauí deve lançar edital de seleção ainda neste mês
Concurso PM do Piauí deve lançar edital de seleção ainda neste mês (Imagem/Reprodução Google)

O processo seletivo deve ocorrer em breve, como afirmou o governador:

Anuncio que, ainda neste mês de outubro, devemos liberar o edital para o concurso”, afirmou Dias.

O último processo seletivo para a Polícia Militar no Piauí aconteceu em 2017, nesse foram oferecidas 480 vagas de soldado, mesmo cargo que o processo seletivo de 2020 visa contemplar.

Pré-requisitos

Mesmo sem a divulgação oficial do edital, é possível se ter uma noção do público alvo do Concurso PM, tendo por base o processo seletivo anterior:

  • Nível de escolaridade: Ensino médio completo;
  • Idade: de 18 a 30 anos;
  • Altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres;
  • Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com pelo menos a categoria A-B.

Como se preparar para o concurso

Geralmente as provas da PM são formadas por 2 etapas: prova de conhecimentos gerais e o TAF (Teste de Aptidão Física).

Enquanto o edital não é divulgado é bom ir se preparando, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento.

  1. Assim que o edital for lançado corra e o leia. Lá você vai encontrar informações muito importantes como os conteúdos de que precisa para realizar o processo seletivo. Muita gente tem preguiça de fazer isso, mas é muito importante.
  2. Se você viu nossas dicas de estudo para os vestibulares e Enem sabe o quão importante é saber quais são suas fraquezas e destinar um tempo maior de estudo para melhorar elas.
  3. Observe as matérias específicas, muitos concursos da PM cobram questões de direito penal, processual, entre outros. Essas questões são de extrema importância na prova, é importante olhar no edital se o peso delas não é maior do que outras, pois isso acontece bastante.
  4. Estude com quem entende do assunto, hoje m dia existem muitos cursos preparatórios presenciais. Mas, também é possível encontrar aulas com profissionais das áreas no Youtube.
  5. A dica 5 é uma espécie de coletânea de dicas, o candidato do Concurso PM precisa ter um bom conhecimento de mundo, boa escrita, vasto vocabulário. Pois, isso influencia diretamente em sua produção de redação, ponto chave em concursos.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e saiba sobre os concursos que acontecem em todo o país.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.