Simulador do INSS calcula QUANTO você vai receber na sua aposentadoria

Está em dúvida quanto ao valor de sua aposentadoria? O INSS está permitindo que você simule suas parcelas. Com as alterações da reforma da previdência, aprovada em novembro de 2019, muitos trabalhadores se perderam nos cálculos previdenciários. O novo modelo alterou, entre outras coisas, as contribuições por tempo de serviço e mais. No texto abaixo, saiba como utilizar o simulador ofertado pelo órgão.   

Simulador do INSS calcula QUANTO você vai receber na sua aposentadoria (Imagem: Google)
Simulador do INSS calcula QUANTO você vai receber na sua aposentadoria (Imagem: Google)

simulador digital do INSS é gratuito e pode ser acessado por qualquer cidadão. Basta se conectar ao Meu INSS e você terá acesso aos novos cálculos previdenciários.

Para os segurados que estão começando a jornada de trabalho agora, o índice de igualdade tende a ser menor levando em consideração as modificações de seus contratos de trabalho.  

Já para aqueles que estão com um emprego fixo e próximo de solicitar a aposentadoria, o histórico pode ser mais seguro, tendo uma maior probabilidade de acerto nas contas. O procedimento é simples e já está sendo feito de acordo com as novas regras do INSS.  

Além de informar os valores, o simulador permite também que o cidadão faça comparações de acordo com as regras de transição. Segundo o próprio INSS, o valor total é analisado para todos aqueles que estão há cerca de 5 anos próximos de dar entrada na aposentadoria.  

Saiba os procedimentos de consulta ao simulador do INSS 

Ao acessar a plataforma do Meu INSS, clique na função entrar e de conecte com seu usuário. Para aqueles que não possuem cadastro, basta seguir as etapas abaixo:  

  • Selecione a opção “Cadastrar Senha” 
  • Digite seu CPF e clique em “Avançar” 
  • Digite sua senha e vá em “Entrar”  
  • Na página inicial, escolha “Simular aposentadoria”  
  • A página seguinte trará a simulação com os valores e regras que o trabalhador se encaixa.  

Etapas de análise  

O simulador do INSS é dividido em duas etapas. A primeira mostra o valor do benefício caso o trabalhador tenha o direito de se aposentar antes da reforma previdenciária do ano passado.

Para esse grupo, as simulações levam em consideração as regras da aposentadoria por idade e da aposentadoria por tempo de contribuição.  

A segunda modalidade de análise é para os novos cálculos alterados com a reforma. Nesse caso, há cinco regras de transição que levam em consideração o histórico trabalhista de cada cidadão. Pelo sistema, será possível verificar o tempo em que terá direito a aposentadoria e o valor que falta para contribuir. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.