Simulador do INSS calcula QUANTO você vai receber na sua aposentadoria

Está em dúvida quanto ao valor de sua aposentadoria? O INSS está permitindo que você simule suas parcelas. Com as alterações da reforma da previdência, aprovada em novembro de 2019, muitos trabalhadores se perderam nos cálculos previdenciários. O novo modelo alterou, entre outras coisas, as contribuições por tempo de serviço e mais. No texto abaixo, saiba como utilizar o simulador ofertado pelo órgão.   

Simulador do INSS calcula QUANTO você vai receber na sua aposentadoria (Imagem: Google)
Simulador do INSS calcula QUANTO você vai receber na sua aposentadoria (Imagem: Google)

simulador digital do INSS é gratuito e pode ser acessado por qualquer cidadão. Basta se conectar ao Meu INSS e você terá acesso aos novos cálculos previdenciários.

Para os segurados que estão começando a jornada de trabalho agora, o índice de igualdade tende a ser menor levando em consideração as modificações de seus contratos de trabalho.  

Já para aqueles que estão com um emprego fixo e próximo de solicitar a aposentadoria, o histórico pode ser mais seguro, tendo uma maior probabilidade de acerto nas contas. O procedimento é simples e já está sendo feito de acordo com as novas regras do INSS.  

Além de informar os valores, o simulador permite também que o cidadão faça comparações de acordo com as regras de transição. Segundo o próprio INSS, o valor total é analisado para todos aqueles que estão há cerca de 5 anos próximos de dar entrada na aposentadoria.  

Saiba os procedimentos de consulta ao simulador do INSS 

Ao acessar a plataforma do Meu INSS, clique na função entrar e de conecte com seu usuário. Para aqueles que não possuem cadastro, basta seguir as etapas abaixo:  

  • Selecione a opção “Cadastrar Senha” 
  • Digite seu CPF e clique em “Avançar” 
  • Digite sua senha e vá em “Entrar”  
  • Na página inicial, escolha “Simular aposentadoria”  
  • A página seguinte trará a simulação com os valores e regras que o trabalhador se encaixa.  

Etapas de análise  

O simulador do INSS é dividido em duas etapas. A primeira mostra o valor do benefício caso o trabalhador tenha o direito de se aposentar antes da reforma previdenciária do ano passado.

Para esse grupo, as simulações levam em consideração as regras da aposentadoria por idade e da aposentadoria por tempo de contribuição.  

A segunda modalidade de análise é para os novos cálculos alterados com a reforma. Nesse caso, há cinco regras de transição que levam em consideração o histórico trabalhista de cada cidadão. Pelo sistema, será possível verificar o tempo em que terá direito a aposentadoria e o valor que falta para contribuir. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.