Inscrições abertas para vestibular UEM e PAS de 2021; veja como se inscrever

As inscrições para quem deseja ingressar na Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Paraná, estão abertas e vão até o dia 11 de novembro. O candidato pode optar pelo processo comum do vestibular ou pelo Processo de Avaliação Seriada, conhecido como PAS. Para participar, a universidade cobra uma taxa de R$ 160 e R$ 80, respectivamente. O período para solicitar isenção deste pagamento vai até o dia 15 de outubro.

Inscrições abertas para vestibular UEM e PAS deste ano; veja como se inscrever
Inscrições abertas para vestibular UEM e PAS de 2021; veja como se inscrever (Imagem: Reprodução / Google)

A isenção da taxa deve ser solicitada através do site da comissão do vestibular. Para participar, é obrigatório que o candidato esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e tenha renda familiar de até três salários mínimos ou meio salário se for individual. O resultado dos aprovados para isenção será divulgado no dia 28 de outubro.

As provas do vestibular regular (ou seja, que não são do PAS) serão aplicadas nos dias 21 e 22 de março de 2021. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 5 de maio do mesmo ano.

Os exames se dividem em redação e questões objetivas de conhecimentos gerais, no primeiro dia, e questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Conhecimentos Específicos, no segundo dia.

Vagas e cotas

Ao todo, a UEM oferta 2.989 vagas. Ao contrário do PAS, o vestibular regular da instituição reserva 20% das vagas para cotas sociais, destinada a candidatos que estudaram os quatro últimos anos dos ensinos fundamental e médio na rede pública e que têm inscrição no CadÚnico.

Dentro da porcentagem para cotas sociais, 15% das chances são destinadas para estudantes pretos e pardos nas chamadas cotas raciais. Também há 5% destas cotas para concorrentes independente das exigências das cotas sociais.

Entenda o PAS

As provas do PAS acontecem antes do vestibular regular, no dia 21 de fevereiro do próximo ano. O resultado, porém, é divulgado no mesmo dia, 5 de maio de 2021.

A seleção terá uma redação e questões objetivas de conhecimentos gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Apenas os candidatos da terceira etapa devem produzir uma redação.

Ao todo, são oferecidas 747 vagas para esta modalidade. A UEM divulgou o “edital do PAS” na internet para acompanhamento dos candidatos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!