Governo de SP abre 23 mil vagas para ensino técnico integrado ao médio; inscreva-se

O número de vagas em cursos profissionalizantes integrados ao Ensino Médio de São Paulo aumentou. De acordo com o governo do estado, serão oferecidas 23.040 vagas em 241 municípios. A ampliação vem com mudanças: a partir do próximo ano, as aulas serão dentro das escolas estaduais, fruto de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Secretaria Estadual da Educação.

Governo de SP abre 23 mil vagas para ensino técnico integrado ao médico; inscreva-se
Governo de SP abre 23 mil vagas para ensino técnico integrado ao médico; inscreva-se (Imagem: Montagem / FDR)

Para melhor organização, as aulas serão ministradas na mesma escola e no mesmo horário em que o estudante já frequenta. Os cursos oferecem certificado de habilitação técnica, além do certificado de conclusão do Ensino Médio.

Jovens que estão cursando a nona série do Ensino Médio neste ano são o foco dos cursos. Para candidatura, não será necessária realização de provas. As matrículas devem ser feitas através do site do programa Novotec. Ao todo, já estão disponíveis nove cursos.

Até o dia 16 de outubro, devem se matricular alunos das redes estadual e municipal. Entre os dias 16 e 30 de outubro, as matrículas ficam disponíveis para estudantes de escolas particulares.

Prevenção contra a Covid-19

Como mencionado, os cursos serão ministrados presencialmente. Para isso, o governo de São Paulo divulgou que 10 mil alunos e 9,3 mil servidores da rede estadual de educação vão ser submetidos a exames de Covid-19.

Os exames são do tipo RT-PCR, que permite verificação da presença no vírus no organismo no momento do exame e, portanto, identifica casos ativos da doença, mesmo que assintomáticos.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, os testes serão aplicados em 20 municípios. Em cada cidade, haverá o sorteio de 5 escolas. Em cada instituição, 100 alunos e todos os servidores serão examinados.

“Nós sabemos que grande parte dos municípios já vem fazendo inquéritos que nós chamamos sorológicos. Através dessa metodologia que eu vou apresentar agora existe um diferencial: nós vamos avaliar naqueles indivíduos assintomáticos a presença do vírus, mostrando o momento atual dessa circulação. Então o objetivo dessa testagem é estimar a incidência, e incidência quer dizer presença de novos casos de infecção de SARS-COV-2, em escolas do estado de São Paulo durante o retorno às aulas”, disse Gorinchteyn.