Enem digital: Como se preparar para fazer a prova online?

A edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio traz uma novidade, o Enem Digital. Nesse ano ele vem como uma espécie de “versão” teste, já que se pretende fazer a substituição da versão normal por essa em alguns anos.

Enem digital: Como se preparar para fazer a prova online?
Enem digital: Como se preparar para fazer a prova online? (Imagem/Reprodução Google)

Mas, como se preparar para o novo? Isso é o que muitos estudantes brasileiros estão se perguntando nesse momento. Hoje vamos te ajudar nessa questão com algumas dicas.

Enem Digital

Em 2021 ele será aplicado em polos, apenas as pessoas que optaram por essa versão irão participar.

Não se tem ainda plena certeza de como ele será realizado posteriormente, pois como disse Anderson Correia, reitor do ITA, esse tipo de processo seletivo pode gerar fraudes.

Pode até mesmo acontecer o que ocorreu com a UFPel em que a Justiça determinou a suspensão do vestibular online pelo risco de fraude.

Outra questão que deve ser analisada é o fato de que muitos estudantes não têm acesso a internet, o que ficou nítido nesse período de ensino remoto.

Enem diferente mesmo conteúdo?

A aplicação das provas impressa e digital acontecerão em datas diferentes, até porque o suporte necessário não é igual aos dois. Mas, ambas terão 180 questões.

Outro ponto importante é que as questões também não vão ser iguais, por ser uma prova que necessita da tecnologia é possível que em algumas questões haja interação ou até vídeos.

Mas, as áreas do conhecimento são as mesmas nas duas versões do exame:

O que permanece de igual é a redação, ela será impressa, então o candidato ainda precisa levar caneta esferográfica preta em material transparente no dia da prova.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e tenha acesso a mais dicas para o ENEM 2020.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile