Nesta quarta-feira (7), termina o prazo para o pagamento da inscrição no Revalida 2020. Esse exame serve para validar o diploma de medicina que foi obtido pelos profissionais fora do Brasil.
O valor que o estudante deve pagar para a validação do seu diploma é de R$330. O responsável pelo exame, é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que alertou os interessados para ficarem atentos ao prazo de compensação bancária.
O pagamento pode ser realizado nas agências bancárias, Correios e casas lotéricas e o boleto válido deve ser gerado pelo Sistema Revalida.
Apesar da legislação em vigor prever que o Revalida deve ter uma prova a cada seis meses, desde 2017 ele não é realizado. A última edição contou com 7.380 inscritos e somente 393 foram aprovados.
Quem pode se inscrever?
Aqueles que possuem diploma de graduação em medicina, em universidades estrangeiras, reconhecido e válido, podem se inscrever.
Os candidatos precisam fazer a digitalização do seu documento, frente e verso, que deve ser enviado no momento da inscrição. De acordo com o Inep, as inscrições se encerraram na segunda-feira (5).
Como o Revalida é feito?
Ele é aplicado em duas etapas. A primeira delas é a aplicação de um exame teórico que será realizado no dia 6 de dezembro, nas seguintes capitais:
- Belém/PA,
- Belo Horizonte/MG,
- Brasília/DF,
- Campo Grande/MS,
- Curitiba/PR,
- Fortaleza/CE,
- Manaus/AM,
- Porto Alegre/RS,
- Recife/PE,
- Rio Branco/AC,
- Rio de Janeiro/RJ,
- Salvador/BA
- São Paulo/SP
Na primeira prova, os candidatos devem atingir ao menos 63 pontos dos 100 possíveis na prova objetiva, e mais 29 pontos na prova discursiva.
Cronograma
- Inscrição: 21 de setembro a 5 de outubro (período prorrogado)
- Pagamento da inscrição: de 21 de setembro a 7 de outubro
- Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 21 de setembro a 2 de outubro de 2020
- Resultado da solicitação: 9 de outubro
- Recurso: 12 a 16 de outubro
- Prova teórica: 6 de dezembro
- Divulgação dos gabaritos: 8 de dezembro
- Recurso dos gabaritos: 8 a 14 de dezembro
- Resultado da prova escrita: 8 de fevereiro