Condições financeiras apertadas podem prejudicar o crescimento econômico em 2021

O economista-chefe da Truxt Investimentos, Arthur Carvalho, declarou que, caso as condições financeiras permaneçam apertadas como nos últimos dias, o crescimento econômico em 2021 tende a ser prejudicado.

Condições financeiras apertadas podem prejudicar o crescimento econômico em 2021
Condições financeiras apertadas podem prejudicar o crescimento econômico em 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

Carvalho prevê uma expansão de 3% para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2021, porém alerta que esse crescimento projetado pode ser menor. “Além das condições financeiras, o grau de incerteza, que é refletido, por exemplo, nas altas e quedas do dólar, eleva os riscos de que não tenhamos uma recuperação tão forte dos investimentos”.

Para o economista, o mercado imobiliário é o único que vem demonstrando, até agora, um desempenho ‘muito bom’ este ano.

Uma pesquisa do Índice Fipezap apontou que o valor médio anunciado dos imóveis residenciais cresceu no mês de setembro e alcançou a maior alta para o mês num comparativo de seis anos, demonstrando uma recuperação do setor imobiliário, após a crise econômica provocada pela pandemia.

Carvalho acredita que as poupanças que vem sendo feita pelas famílias de classe mais alta podem ser despolpadas no ano que vem. “Isso e o programa Renda Cidadã conseguiriam segurar o consumo em 2021”, embora também defenda uma melhora na geração de empregos no país para a economia ser sustentável.

“Se o programa de transferência de renda não colocar em dúvida a credibilidade quanto à sustentabilidade da dívida, mesmo com um impulso fiscal negativo, outros drivers seriam suficientes para um crescimento do PIB próximo de 3% em 2021”.

A Truxt Investimentos

Fundada em junho de 2017, vem sendo liderada por profissionais com histórico de 20 anos de atuação conjunta na gestão de recursos de terceiros. Constituída de forma 100% independente e com foco exclusivo na gestão de investimentos, a Truxt conta com um departamento técnico dedicado a estratégias de renda variável e multimercados, além de colaboradores experientes e capacitados aliando um elevado paradigma de gestão de riscos, de controles e operacional à excelência na gestão de recursos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!