CNH Social: Último dia para fazer inscrição nas seletivas do Espírito Santo

As inscrições para o programa CNH Social, que dá direito à emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação para os residentes no Espírito Santo, serão encerradas às 23h59 desta quarta-feira (7). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet. Ao todo, estão disponíveis 4,5 mil vagas.

CNH Social: Último dia para fazer inscrição nas seletivas do Espírito Santo
CNH Social: Último dia para fazer inscrição nas seletivas do Espírito Santo (Imagem: Reprodução / Google)

O programa atende as pessoas que estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses até o dia 14 de agosto de 2020.

A inscrição dá direito à emissão da primeira habilitação nas categorias A, de moto, ou B, de carro, para condutores já habilitados que querem fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) e para a adição de categoria A ou B.

Além de estar inscrito do CadÚnico, o Detran-ES obriga que os candidatos tenham, no mínimo, 18 anos completos, residam no Espírito Santo, tenham renda familiar de até dois salários mínimos e não estejam judicialmente impedidos de tirar a CNH.

O resultado dos candidatos aprovados será divulgado às 12h do dia 13 de outubro, no mesmo site de inscrição, do Detran-ES.

Os não aprovados terão uma segunda chance: o departamento fará uma segunda seleção para as vagas que não forem ocupadas previamente. De acordo com o Detran, em 2019, cerca de 1,2 mil suplentes foram chamados nas duas fases do programa CNH Social no estado.

Mais do que emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação, o programa CNH Social isenta o pagamento de todo o processo até a chegada do documento.

Isso inclui os exames médicos, psicotécnicos, aulas e provas teóricas e práticas, e outras despesas.

De acordo com o Detran, em quatro anos serão oferecidas 25 mil carteiras de habilitação gratuitamente pelo programa. Somente em março deste ano, o estado capixaba ofereceu 2,5 mil carteiras de motoristas para pessoas de baixa renda.

“Faço parte de um projeto chamado Comunidade Evangélica Servo de Cristo, que trabalha com o esporte junto a jovens em vulnerabilidade social. Temos um micro-ônibus e não tínhamos ninguém habilitado para dirigir. Agora consegui mudar para a categoria D e vou poder ajudar no transporte das pessoas atendidas para participar de eventos e competições”, contou o missionário Robson Calixto, de Guarapari, um dos contemplados pelo programa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!