UFU decide calendário para vestibular 2020.2; 1,6 MIL vagas serão oferecidas

O processo seletivo do Vestibular 2020 da Universidade Federal de Uberlândia – UFU terá apenas uma fase que acontecerá nos dias 19 e 20 de dezembro de 2020. Há previsão de que mais de mil e quinhentas vagas sejam oferecidas em diversos cursos de graduação.

UFU decide calendário para vestibular 2020.2; 1,6 MIL vagas serão oferecidas
UFU decide calendário para vestibular 2020.2; 1,6 MIL vagas serão oferecidas. Imagem/Reprodução Google

O processo seletivo estava suspenso desde março, por causa da pandemia do coronavírus. Agora, com a definição das datas ele será retomado.

Vestibular

A UFU tem a tradição de ter um processo seletivo em duas etapas, mas em 2020 isso foi alterado. Para garantir a saúde de todos os envolvidos no processo seletivo, tanto funcionários quanto estudantes, o vestibular 2020 acontece em uma fase apenas.

É preciso aguardar a divulgação do edital para ver quais as outras alterações que acontecem nessa edição do exame.

Prepare-se para o vestibular

Enquanto o edital não é lançado com maiores informações, dá para ir se preparando, trouxemos algumas dicas para você que está estudando em casa.

Faça um cronograma de estudo

Já trouxemos dicas de como elaborar um cronograma de estudos para o Enem mas elas servem para o vestibular também. Dois pontos são essências nesse quesito, saber quais as matérias que mais domina e definir o tempo de estudo.

Faça mapas mentais

É um recurso muito bom porque mexe com nosso cérebro já que os mapas mentais geralmente associam a linguagem escrita com imagens e são coloridos. É uma alternativa para deixar o estudo menos cansativo e prender mais sua atenção.

Responda provas

Tão importante quanto estudar é responder questões da banca responsável pelo processo seletivo que você vai participar, assim é possível conhecer o estilo da banca, ter uma noção do padrão de questões deles e mais.

Invista em seu conhecimento de mundo

Ter um bom repertório sociocultural pode te ajudar para além da prova de redação. Isso porque alguns processos seletivos contam com questões discursivas, em que é esperado do estudante que ele possa discutir temas atuais.

Quanto a redação, um vasto conhecimento pode ajudar você a conseguir contextualizar o tema proposto de forma mais ampla. Quando falamos em ampliar o conhecimento não nos restringimos a leitura de jornais ou a existir eles, é possível adquirir conhecimento por meio de filmes, séries, documentários, livros, entre outros.

Quer saber mais sobre o Vestibular da UFU? Acompanhe a seção Carreiras do FDR.

 

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.