Vestibular 2021: Instituto Federal do Pará abre inscrições hoje (5)

O Instituto Federal do Pará – IFPA abriu hoje as inscrições para 240 vagas em cursos de graduação. O processo seletivo especial é para 5 cursos distribuídos em algumas unidades do instituto.

Vestibular 2021: Instituto Federal do Pará abre inscrições hoje (5)
Vestibular 2021: Instituto Federal do Pará abre inscrições hoje (5). Imagem/Reprodução Google

O IFPA conta com 19 unidades espalhadas pelo estado, oferece cursos técnicos, de formação complementar, graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Nesse processo seletivo especial cinco unidades do instituto receberão os novos alunos.

Cursos

Ao todo, o Instituto Federal do Pará conta com mais de 50 cursos, mas nesse processo seletivo estão sendo oferecidas vagas apenas em 5 deles:

  • Bacharelado em Agronomia, em Cachoeira do Piriá
  • Licenciatura em Ciências Biológicas, em Novo Repartimento
  • Licenciatura em Física, em Muaná
  • Licenciatura em História, em Marituba
  • Tecnológico em Rede de Computadores, em Dom Eliseu

Inscrições

Os estudantes que pretendem participar do vestibular 2021 devem acessar o site do Processo Seletivo Especial e preencher o formulário de inscrição entre 05 de outubro e 05 de novembro de 2020.

A taxa é de R$ 80, mas estudantes de escola pública que possuem CadÚnico podem solicitar a isenção até o dia 10 de outubro, no mesmo site.

Provas

As provas serão realizadas em 13 de dezembro de 2020, tendo a seguinte estrutura:

  • Uma prova objetiva com 35 questões de: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia (Consulte o Edital para ver quais os conteúdos que serão cobrados)
  • Uma redação.

A prova vai ser realizada no mesmo município em que o curso está sendo oferecido.

Formas de Ingresso

O Instituto Federal do Pará conta com duas formas de ingresso:

Processo seletivo: é realizado pela própria instituição, cada unidade tem autonomia própria para fazer seu processo seletivo (por isso nessa edição do vestibular não há vagas em todas as unidades).

Há processos seletivos para estudantes que já concluíram o ensino médio, que ainda estão cursando o ensino médio ou que fazem parte do EJA.

SiSU: é a seleção online realizada pelo governo federal por meio da nota alcançada no Enem. Ela acontece no próprio site do SiSU.

Prepare-se

No FDR você pode encontrar várias dicas que serão úteis aos seus estudos. No portal do IFPA o estudante tem acesso aos gabaritos dos processos seletivos mais recentes.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.