UEM abre inscrição para vestibular nesta semana; veja cronograma completo

Nesta quarta-feira (7), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai abrir as inscrições para o seu vestibular e o processo de avaliação seriada (PAS), referente ao ano de 2020.

UEM abre inscrição para vestibular 2021 nesta semana; veja cronograma
UEM abre inscrição para vestibular 2021 nesta semana; veja cronograma (Foto: Google)

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a instituição uniu os vestibulares de inverno e verão. Sendo assim, serão ofertadas 2.989 vagas neste vestibular.

Inscrições

Os estudantes que desejam prestar o vestibular devem pagar uma taxa de inscrição de R$ 160, que devem ser pagas até o dia 13 de novembro.

As provas vão ser realizadas entre os dias 21 e 22 de março nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

As inscrições para ambos os processo, devem ser realizadas pela internet no site do vestibular e do PAS.

Esse é o primeiro vestibular que a UEM vai adotar o sistema de cotas para os candidatos negros, aprovados em novembro de 2019. Serão reservadas 20% das vagas para cada um dos cursos de graduação para os candidatos pretos e pardos. 

A instituição informou que dentro disso, ainda acontecerá a divisão de duas categorias de vagas. 

As vagas serão destinadas 15% das vagas para estudantes negros de baixa renda e os 5% restantes para estudantes negros sem esse recorte social.

Ainda terão as vagas reservadas para os cotistas sociais, serão cerca de 20% das vagas de cada curso.

Estas são para os estudantes que cursaram as quatro últimas séries do ensino fundamental e ensino médio em instituições públicas ou que estejam registradas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

PAS

Os candidatos que estiverem interessados em fazer a sua inscrição no Processo de Avaliação Seriada (PAS), devem pagar a taxa de inscrição que custa R$ 80. O vencimento do boleto é até 13 de novembro. 

Serão oferecidos 747 vagas para aqueles que participarão da terceira etapa e vão iniciar o ano letivo em 2021.

As provas serão no dia 21 de fevereiro de 2021, nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

Cronograma

Vestibular

  • Datas: 21 e 22 de março de 2021
  • Inscrições: 7 de outubro a 11 de novembro de 2020
  • Vagas: 2.989
  • Informações: www.cvu.uem.br

PAS

  • Data: 28 de fevereiro
  • Inscrições: 7 de outubro a 11 de novembro
  • Vagas: 747
  • Informações: www.cvu.uem.br