Senado aprova uso do Caixa Tem para PIS/PASEP, FGTS e benefícios previdenciários

PONTOS CHAVES

  • Governo avaliar instaurar o Caixa Tem para demais pagamentos
  • Proposta já foi aceita pelo Senado e aguarda aceite de Bolsonaro
  • Pesquisadores falam sobre exclusão digital dos menos favorecidos

Caixa Tem deverá ser adotado como modelo de pagamento fixo do governo. Na última semana, o Senado aprovou uma medida provisória (MP) que determinava a utilização da poupança digital para demais benefícios sociais como o PIS/PASEP, FGTS, entre outros. De acordo com os representantes, a proposta visa incentivar a inclusão digital em todo o país. Para isso, foram modificadas algumas normas do aplicativo já em utilização.   

Senado aprova uso do Caixa Tem para PIS/PASEP, FGTS e benefícios previdenciários (Imagem: Google)
Senado aprova uso do Caixa Tem para PIS/PASEP, FGTS e benefícios previdenciários (Imagem: Google)

Caixa Tem foi desenvolvido pelo governo Jair Bolsonaro em parceria com a Caixa, com a finalidade de permitir que os beneficiários tivessem acesso aos valores do auxílio emergencial. Ele funciona como uma conta poupança digital e vem sendo utilizado também para liberações do FGTS. 

Até então, estes seriam os únicos benefícios transferidos pela plataforma. Porém, o governo elaborou um projeto para que ele fosse adotado para os demais pagamentos de sua responsabilidade, podendo ser usado em âmbito federal, estadual e municipal.  

Detalhes do texto  

De acordo com a pauta aprovada no Senado, o Caixa Tem passará a ser utilizado para demais movimentações financeiras de responsabilidade federal. Valores referentes ao Bolsa Família, futuro Renda Cidadã, por exemplo, deverá ser pago pela ferramenta.  

Para que isso seja adotado, os parlamentares e demais representantes aplicaram algumas modificações na utilização da plataforma. A ideia é que o número de transferências eletrônicas passe de um para três, por mês. Além disso, haverá um limite de movimentação mensal de até R$ 5 mil. 

Segundo os elaboradores da pauta, as marcações têm como finalidade reduzir o número de fraudes ou impedir práticas ilícitas. Eles justificaram ainda que a quantia estipulada está mais do que dentro dos limites de renda do grupo contemplado.  

A MP prevê ainda que o Caixa Tem fique totalmente isento de tarifas e que não haja emissão de cheques pelas contas dos segurados. Além disso, os benefícios poderão ser enviados de uma conta para outra estando sob a mesma titularidade. 

Não se sabe o tempo de validação determinado para que a decisão passe a entregar em vigor. Por enquanto, o texto deverá ser avaliado pelo presidente Jair Bolsonaro para enfim decidir sua aplicação concreta.  

Inclusão digital seletiva ameaça cidadãos pobres  

Uma das justificativas do governo para adotar o Caixa Tem como modelo padrão de pagamento foi a tentativa de incentivar medidas de inclusão digital na sociedade.

Porém, é válido ressaltar que o grupo de pessoas que estão utilizando o Caixa Tem, especificamente para receber as parcelas do auxílio emergencial, encontram-se em zona de exclusão digital.  

Trata-se de pessoas que muitas vezes não conseguem ter acesso a aparelhos eletrônicos ou sinais de internet. Pesquisadores e demais analistas sociais afirmam que a decisão poderá excluir parte significativa da população de extrema pobreza.  

Senado aprova uso do Caixa Tem para PIS/PASEP, FGTS e benefícios previdenciários (Imagem: Google)
Senado aprova uso do Caixa Tem para PIS/PASEP, FGTS e benefícios previdenciários (Imagem: Google)

No caso de moradores da zona rural, por exemplo, que não possuem alfabetização ou utilizam de tais dispositivos eletrônicos, a obrigatoriedade do Caixa Tem poderá resultar na impossibilidade de estes receberem seus benefícios.  

O conhecimento sobre instituições bancárias é visto como mais fácil por qualquer cidadão, levando em consideração a necessidade e administração financeira. Porém, já no caso das aplicações tecnológicas, para muitos será uma grande novidade que não lhe foram ensinadas.  

Desse modo, uma das alternativas propostas por agentes sociais seria primeiro um estudo para identificar o quantitativo de pessoas fora dessa realidade tecnológica. Apenas após esse levantamento o governo deveria tomar tal decisão.  

Caixa Tem para maiores de 60 anos 

No caso da previdência social, o texto inicial da MP ainda concederá os pagamentos pelas instituições bancárias permitindo o saque. Porém, é válido ressaltar que há demais benefícios também liberados para este grupo que tem dificuldades de administrar a plataforma.  

No auxílio emergencial, por exemplo, milhares de pessoas mais novas e velhas estavam indo até as agências da Caixa apenas para tirar dúvidas sobre a utilização da ferramenta. É preciso de fato conhecer a realidade do povo antes de modificar como serão concedidos os pagamentos de valores responsáveis pelo seu sustento. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.