FGTS: Como posso consultar o saldo disponível para saque?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) protege o trabalhador demitido sem justa causa através da abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Mensalmente, o empregador deve depositar nesta conta o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Ao ser demitido, o trabalhador têm direito a esse valor e existem quatro formas de acessar o saldo disponível para saque.

FGTS: Como posso consultar o saldo disponível para saque?
FGTS: Como posso consultar o saldo disponível para saque? (Imagem: Pexels/Reprodução)

A primeira delas é através do aplicativo gratuito do FGTS, disponível para os sistemas Android e iOs. Para acessá-lo, é preciso fazer um cadastro com o número do CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail uma senha criada por você mesmo. Essa senha deve ser numérica, com seis dígitos.

Após incluir os dados, é obrigatório clicar no botão “Não sou um robô”, para certificar ao sistema de que não é uma fraude. O próximo passo é ficar atento ao e-mail.

O aplicativo irá enviar uma mensagem de confirmação ao endereço informado no cadastro. O link da mensagem deve ser acessado para confirmação.

Após a confirmação do cadastro, o usuário deve retornar ao aplicativo e informar, novamente, o CPF e a senha já cadastrada. Após o login, o aplicativo solicita algumas perguntas adicionais.

Depois de respondê-las, é só aceitar as condições de uso do aplicativo e usufruir dos serviços digitais. Entre eles: a consulta do saldo disponível para saque.

Mensagem no celular

Outra opção é fazer a consulta através de mensagem no celular. A Caixa disponibiliza o serviço de envio de mensagens via SMS para questões como regularidade dos depósitos e saldo. Assim como no aplicativo, o cadastro é gratuito.

As mensagens são enviadas mensalmente com atualizações sobre o FGTS. A pessoa pode escolher também a opção de ser avisado quando houver valores liberados para saque.

Para receber desta forma, deve ser realizado um cadastro pela internet. A plataforma exige o CPF, NIS ou e-mail e a criação de uma senha para oficializar o registro.

Site e Internet Banking

Mais uma alternativa digital, ou seja, que pode ser realizada sem sair de casa, é o site do FGTS. Para primeiro acesso é preciso fazer um cadastro com o númer

o do NIS ou CPF, criar uma nova senha e aceitar o regulamento. Após preencher os dados pessoais, é só navegar e realizar a consulta.

É assim também para quem deseja consultar pelo Internet Banking Caixa, desde que seja cliente do banco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!