Volta às aulas em Porto Alegre acontecem a partir desta segunda-feira (5)

A partir da próxima segunda-feira (05), a educação infantil, o terceiro ano do ensino médio e ensino profissionalizante retomam às aulas presenciais na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As atividades retomam após reunião no Ministério Público Estadual. 

Volta às aulas em Porto Alegre acontecem a partir desta segunda-feira (5)
Volta às aulas em Porto Alegre acontecem a partir desta segunda-feira (5) (Imagem: Reprodução Google)

Ademais, a decisão é válida não só para o setor público, como também para o setor privado da educação. Aliás, também está autorizada o retorno das aulas presenciais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, neste caso, as aulas voltam a acontecer a partir do dia 19 de outubro. 

Conforme calendário proposto na reunião, além das aulas para a educação infantil, ensino médio (3º ano), educação profissional e EJA, a alimentação das outras escolas, bem como atividades de apoio e adaptação, estão previstas para ocorrer a partir do dia 13 de outubro. 

Ainda assim, o ensino fundamental também entra na lista para o retorno das atividades. De acordo com o calendário, as atividades voltam em:

  • 19 de outubro, para ensino fundamental 1, especial e EJA (municipal);
  • 3 de novembro, para o nível fundamental 2 e restante do ensino médio. Além do especial.  

Retorno das aulas em Porto Alegre

Ainda durante o período de apresentação da proposta de retorno das aulas, o prefeito da cidade de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, o foco são as condições sanitárias, e o retorno ficaria por conta dos pais e responsáveis. 

Depois de muitos debates internos, apresentamos uma proposta de calendário e uma proposta de protocolos. A decisão será dos pais. A prioridade é a questão sanitária e epidemiológica, para que dê o máximo de segurança dentro de critérios factíveis, baseados em evidências”, destacou o prefeito. 

Outrossim, em relação ao retorno das aulas presenciais do nível superior, este depende também de reuniões entre as prefeituras e as universidades. Desse modo, por enquanto, não há previsão para retomada das atividades

Medidas de segurança para retomada das atividades

Na reunião, foi decidido as medidas de segurança necessárias para o retorno das aulas presenciais em Porto Alegre. 

O protocolo de segurança apresentado pelo prefeito da cidade aponta, aliás, o uso de máscaras, proibição de eventos e suspensão de reuniões que sejam presenciais.

Além disso, também há regramentos para os transportes escolares e, a necessidade de limpeza e cuidados com o ambiente. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!